Topo

Com Rodrigo Santoro, comédia retrata com democracia todos os tipos de gravidez

Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro em cena de "O que Esperar quando Você está Esperando"  - Divulgação
Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro em cena de "O que Esperar quando Você está Esperando" Imagem: Divulgação

Mariana Pasini e Mário Barra

Do UOL, em São Paulo

03/08/2012 04h04

O ator brasileiro Rodrigo Santoro encarna um pai à espera do primeiro filho em “O que Esperar Quando Você Está Esperando”, comédia que estreia nesta sexta-feira (3) nos cinemas do país. Com um elenco experiente em filmes para dar risada, a produção dirigida por Kirk Jones, de “Nanny McPhee: A Babá Encantada”, mostra de forma democrática vários tipos de gravidez ou -- como o título sugere -- a longa e às vezes desesperadora espera pelo instante do nascimento.

VEJA MAIS SOBRE A COMÉDIA

  • Divulgação

    Elizabeth banks rouba a cena na pele da personagem Wendy, uma das grávidas do filme

Baseado no livro homônimo da norte-americana Heidi Murkoff, um guia sobre a preparação necessária para uma grávida, o filme mostra a trajetória de diversas mães de primeira viagem, conectadas ou não durante a trama. Os cinco casais principais se revezam à frente da tela, com o avanço de cada gravidez sendo mostrado em detalhes nem sempre agradáveis, mas cômicos: desde dores nas costas e estrias até bolsas estourando.

A trama dá certo não só pelo roteiro bem amarrado, sem muitas reviravoltas complicadas, mas pela comparação entre os tipos de gravidez de cada personagem, que não prioriza nenhum dos casais. Um desses pares românticos é interpretado por Santoro e a cantora Jennifez Lopez, com personagens que resolvem "esperar" pelo filho por meio da adoção. O ator tem atuação de destaque, que serve como mostra da versatilidade do brasileiro e marca mais um passo na trajetória de sucesso dele no exterior (confira o infográfico aqui).

Mas a "democracia" na descrição das grávidas é mais clara no caso de Wendy, interpretada por Elizabeth Banks, que comanda uma loja de produtos para mães e escreve um livro sobre o tema, apesar de ainda não ter filhos. Para resolver o problema, chega a forçar o marido Gary, interpretado por Ben Falcone, a se atrasar para o trabalho para aproveitar o período de ovulação.

A gravidez “pesada” de Wendy, que traz dores ao corpo e loucura à mente, vai "rivalizar" com a barriga “leve" de Skylar, madrasta de Gary, que de tão confortável com o bebê em seu útero não dispensa sequer andar de salto alto. Interpretada pela atriz Brooklyn Decker, a jovem mãe -- muito mais nova que Wendy e com o corpo em forma -- é casada com o ex-piloto Ramsey (Dennis Quaid), ricaço que adora competir com o filho em tudo na vida.

Já o nome mais famoso do elenco, a atriz Cameron Diaz vive o discreto papel de Jules, a ansiosa apresentadora e personal trainner de um programa de TV, que sofre para entrar em acordo com o pai do filho, Evan. A inquietude dela é oposta pelo caso da descolada Rosie (Anna Kendrick), jovem que vende alimentos em um furgão e acaba se envolvendo com o concorrente Marco, interpretado por Chace Crawford.

Há ainda a trupe de pais liderada por Chris Rock, que dá um show à parte. A pedido da parceira, o personagem de Rodrigo Santoro se encontra com o grupo na esperança de ter seus instintos paternais aflorados, mas acaba descobrindo que a realidade é pior do que parecia antes. Por fim, Janice, a funcionária da loja de Wendy vivida pela atriz Rebel Wilson, também arranca boas risadas com seus trejeitos bonachões e as piadas que faz com o próprio corpo.

VEJA TRAILER DE "O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO"

Outro terreno fértil -- e democrático -- para o humor no longa é a forma como homens e mulheres respondem à promessa da chegada da criança. Eles, sempre mais atrasados, precisam de um empurrãozinho delas -- embora as mães também possam, às vezes, perder o controle e simplesmente desejar socar o marido que custa em cooperar (veja o trailer acima).

Longe de trazer surpresas, "O que esperar..." também não decepciona os espectadores em busca de risadas inocentes e cumpre o papel de entreter especialmente aquelas pessoas que desejam ter filhos em breve -- que podem chegar a ter os úteros "vibrando" ao se identificarem com a jornada dos personages do filme até o quase inalcançável parto.