Topo

Marca de malas processa a Marvel por caixa de "Os Vingadores"

Á esquerda, mala utilizada em caixa de "Os Vingadores"; à direita, mala da marca de luxo alemã Rimowa GmbH - Montagem/Reprodução
Á esquerda, mala utilizada em caixa de "Os Vingadores"; à direita, mala da marca de luxo alemã Rimowa GmbH Imagem: Montagem/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/08/2012 14h45

Uma marca alemã de malas luxuosas está processando a Marvel e a Disney pelo formato de uma caixa especial do filme "Os Vingadores", que é vendida como sendo "impermeável e virtualmente indestrutível". Segundo a Rimowa GmbH, a Marvel plagiou uma de suas malas sem pedir autorização, danificando a imagem de seu produto. As informações são do site The Hollywood Reporter.

Outra marca de luxo está processando um filme: a Louis Vuitton entrou com processo contra a Warner por conta duma mala exibida em "Se Beber, Não Case 2", em que uma imitação de uma bolsa deles aparece no filme. Um juiz rejeitou a ação em primeira instância, mas ainda é possível recorrer.

Em "Os Vingadores", o personagem Topas, interpretado por Samuel L. Jackson usa uma mala Rimowa GmbH para levar documentos sobre os super-heróis. A marca não contesta esse uso, mas o fato de os estúdios terem feito uma cópia da mala para embalar a caixa "Marvel Cinematic Universe: Phase One -- Avengers Assembled Box Set". "A Marvel não obteve licença ou autorização da Rimowa para fazer cópias da mala para nenhum fim", de acordo com o processo.

Ainda segundo a Rimowa, "imagens de réplica da mala aparecem em anúncios da Marvel e em vídeos produzidos para a Comic-Con, mostrando uma cópia muito parecida com a mala da Rimowa usada pelo personagem Topas --com a mesma proporção, cor, estilo e, claro, as listras paralelas que a caracterizam". A marca diz que o plágio é uma "violação e diluição da marca, além de concorrência desleal".

A marca pede que os estúdios deem a eles os lucros obtidos com a mala e, caso seja encontrada irregularidade, uma indenização por danos materiais. A Marvel ainda não se pronunciou sobre o caso.