Topo

Sem verba, diretor que compete em Gramado faz cartaz de filme com as próprias mãos

Cartaz feito a mão do filme "Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida" - Mariane Zendron / UOL
Cartaz feito a mão do filme "Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida" Imagem: Mariane Zendron / UOL

Mariane Zendron

Do UOL, em Gramado (RS)

15/08/2012 22h00

O diretor Matheus Souza, que compete em Gramado com "Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida", não estava feliz com a ideia de ser o único a não ter o cartaz de seu filme colado no Palácio dos Festivais e resolveu improvisar.

Com canetinhas, adesivos infantis e bom humor, ele fabricou cartazes com as próprias mãos. "Como não tinha verba para mandar fazer, eu mesmo dei um jeito", disse ele. Um deles traz a suposta opinião de Fernando Meirelles sobre o longa: "Um filme interessante".

Em entrevista recente ao UOL, ele disse que, perto de seu primeiro longa, seu novo filme é uma superprodução. O primeiro filme do cineasta, "Apenas o Fim" (2008), foi feito enquanto Matheus cursava faculdade de cinema no Rio de Janeiro e com o dinheiro de uma rifa de uísque.

Diretor ficou três meses sem pagar contas
Com apenas 24 anos, Souza realizou seu segundo longa com cerca de R$ 20 mil. Ele usou o pagamento de outros trabalhos como roteirista para financiar o projeto, mas para isso ficou três meses sem pagar as contas da sua casa.

"Ao longo do processo, cortaram meu gás, a luz e a internet. A única conta que paguei foi a do celular porque precisava dele para produzir o filme", contou ele, com bom humor. Matheus ainda lembrou do discurso que fez para o homem que apareceu à porta de seu apartamento para cortar o gás. "Tentei convencê-lo dizendo: 'Apoie o cinema nacional, não corte meu gás', mas não deu certo", contou ele.

No sábado (11), Souza falou aos jornalistas que tem orgulho de cada erro da produção que compete no festival. "Todo erro engrandece o filme. Tenho muito orgulho de cada probleminha que deu e me divirto. É lindo um filme ter erros”, disse ele.

O filme conta a história de Clara (Clarice Falcão), jovem estudante de medicina que começa a matar aulas por não saber se é essa a profissão que realmente quer seguir. Com a ajuda de um jovem (Rodrigo Pandolfo), Clara começa uma aventura de experimentação por diversas atividades. Assim como a primeira produção de Matheus Souza, "Apenas o Fim", o novo longa se concentra nos diálogos criativos que retratam o mundo jovem.

Matheus disse que vive um momento parecido com o da personagem porque não sabe qual serão os temas abordados em seus próximos filmes. “Tenho mais de dez roteiros escritos porque é isso que gosto de fazer, mas ainda não sei que cara sou”, contou.