Topo

Dia Mundial do James Bond será comemorado em 5 de outubro

Daniel Craig estampa o cartaz de "007 - Operação Skyfall", 23º filme do agente James Bond - Divulgação
Daniel Craig estampa o cartaz de "007 - Operação Skyfall", 23º filme do agente James Bond Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/08/2012 11h47

Em comemoração aos 50 anos da franquia “007”, foi anunciado nesta quarta (29), em comunicado oficial da Sony, que em 5 de outubro será oficializado o “Dia Mundial do James Bond”. A data, que marca o aniversário do filme “O Satânico Dr. No”, que teve sua pré-estreia mundial em 5 de outubro de 1962, foi criada para que fãs do mundo inteiro promovam eventos em torno do famoso agente secreto.

Entre as comemorações estão um leilão com 50 lotes que beneficiarão doze instituições de caridade, organizado pela famosa casa Christie's em Londres; uma pesquisa para descobrir o filme de James Bond favorito em cada país; uma retrospectiva dos filmes no Museum of Modern Art em Nova York; uma noite musical em Los Angeles apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; e a exposição “Designing 007: 50 Years of Bond Style”, que acontece durante o Festival Internacional de Cinema de Toronto. 

Também para o Dia Mundial do James Bond, os fãs poderão adquirir os 22 filmes da franquia em Blu-ray na coleção "Bond 50", que será lançada mundialmente no dia 24 de setembro.

Os produtores de "007 - Operação Skyfall", Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, falaram sobre a criação da data. “Nós estamos absolutamente felizes em comemorar os 50 anos dos filmes de James Bond com este dia especial de eventos para os fãs de Bond de todo o mundo”.

Documentário sobre a franquia "007"

O filme "Everything of Nothing: The Untold Story of 007", dirigido por Stevan Riley, também será lançado no dia 5 de outubro.

"Everything of Nothing" mostra a história da franquia, que começou por conta do sonho em comum de três homens: os produtores de Bond, Albert R. Broccoli e Harry Saltzman e o autor Ian Fleming. O diretor Stevan Riley acompanha a história, que começa com um inovador thriller de espião, e continua após seis Bonds e cinco décadas.

O documentário revela as batalhas, ameaças e problemas verdadeiros por trás das câmeras. É a primeira vez que a história da franquia é contada nas telas. "007 - Operação Skyfall", o mais novo longa da franquia, será lançado no Brasil em 26 de outubro.