Topo

"Cada filme tem seu mundo, sua sensação", diz Milla Jovovich sobre os cinco "Resident Evil"

Milla Jovovich em cena de "Resident Evil 5: Retribuição" - Divulgação
Milla Jovovich em cena de "Resident Evil 5: Retribuição" Imagem: Divulgação

Ian Spelling

Do Hollywood Watch

11/09/2012 07h00

“Resident Evil 5: Retribuição” será diferente de “Resident Evil 4: Recomeço”, promete a estrela Milla Jovovich. Como este já foi diferente de “Resident Evil 3: A Extinção” (2007), de “Resident Evil 2: Apocalipse” (2004) e de “Resident Evil: O Hóspede Maldito” (2002), que despontou como um sucesso surpresa e tornou Jovovich uma estrela de ação inesperada. Para a estrela do filme, cada um tem seu próprio universo, com características distintas.

“Não dá para manter uma série até o quinto filme se ficar apenas regurgitando informação antiga”, diz a atriz, que trabalha com seu marido, o produtor, roteirista e diretor Paul W.S. Anderson. “Por que alguém iria querer ver o número 5 se apenas se parecesse com o número 4? Eu sinto que Paul fez um ótimo trabalho com cada filme, dando a cada um seu próprio mundo, sua própria sensação, seu próprio aspecto e amplitude.”

“Eu acho que você pode assistir o número 1, o número 2, o número 3, o número 4 e número 5”, diz Jovovich, falando por telefone de um hotel em Los Angeles. “Você pode assistir o número 3 e depois o número 5, e então voltar para o número 1. ‘Resident Evil: O Hóspede Maldito’ [o primeiro, de 2002] foi um filme de horror claustrofóbico e ‘Retribuição’ é um grande filme evento. Eu acho que isso é importante, porque mantém o interesse das pessoas. Elas querem ver o que virá a seguir.”

Com lançamento nos Estados Unidos em 12 de setembro, “Resident Evil 5: Retribuição” mostra Jovovich de volta à ação como a heroína durona Alice. Como sempre, Alice enfrenta sua temível antiga empregadora, a Umbrella Corporation, cujo T-vírus continua transformando grande parte da população da Terra em zumbis.

A história gira em torno de Alice e a reúne, para o bem e para o mal, com alguns aliados e inimigos familiares. De volta para o mais recente episódio estão Jill (Sienna Guillory), Rain (Michelle Rodriguez), Leon (Johann Urb), Carlos (Oded Fehr), Luther (Boris Kodjoe) e Wesker (Shawn Roberts), o chefão maligno da Umbrella Corporation.

E não, os cineastas não esqueceram que Carlos e Rain morreram em episódios anteriores.  “Eu adorei o fato de estarmos trazendo de volta pessoas que morreram”, diz Jovovich. “Nós ficamos imaginando como trazer Michelle de volta por cerca de 10 anos, e então Paul descobriu. Foi tipo, ‘Finalmente!’ Eu acho que é um grande lance do roteiro , fora a ação e tudo mais neste aqui ser maior e melhor do que tudo o que fizemos antes. Este aqui é em 3D e IMAX, e IMAX-3D é realmente a melhor forma de ver o filme. Nós somos o primeiro filme com classificação R (menores de 17 anos só podem entrar acompanhados de adulto responsável) que o IMAX exibe em suas telas.”

“Além disso, temos algumas cenas do que chamamos de ‘Alice Suburbana’, onde ela experimenta a vida como uma mãe comum. Essas cenas são bastante interessantes, porque nós conhecemos Alice dos últimos quatro filmes. Nós sabemos quem ela é e como ela é, mas agora veremos como ela poderia ter sido se não fosse uma soldado, se não tivesse sido treinada em combate e se nunca tivesse sido a chefe de segurança da Umbrella.”

“Isso faz você pensar como teria sido se ela tivesse sido a chefe do comitê do livro do ano ou uma líder de torcida ao crescer. Foi divertido poder explorar esse aspecto dela, que nunca vimos até agora.”

A essa altura, após uma década no papel, Jovovich diz que ela faz parte de Alice e Alice faz parte dela. Mas, ela se apressa em acrescentar, está quase na hora de dizer adeus ao seu alter ego. Se “o público amar ‘Retribuição’ e nos der o privilégio de fazer mais um”, ela disse, essa seria a despedida da série para ela e Anderson. Depois disso, a Screen Gems poderia fazer o que quisesse com a série.

“Quando fizemos ‘Recomeço’ em 3D, Paul decidiu que queria fazer uma trilogia em 3D com a série ‘Resident Evil’. Este aqui é o número 5, de forma que o número 6 seria o fim da segunda trilogia.” 

“Além disso, Alice está em uma jornada e todas as jornadas têm um fim. Nós estamos plantando pequenas sementes neste que florescerão no último, se o fizermos. Eu direi que a Rainha Vermelha tem um papel importante no que potencialmente seria o número 6.”

Tradutor: George El Khouri Andolfato