Topo

Drama histórico estrelado por Rodrigo Santoro sofre pelos exageros dramáticos

Rodrigo Santoro em cena do filme "There Be Dragons", de Roland Joffé - Reprodução
Rodrigo Santoro em cena do filme "There Be Dragons", de Roland Joffé Imagem: Reprodução

Chico Fireman

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/10/2012 14h03

O britânico Roland Joffé já teve seus dias de glória em Hollywood. Na década de 1980, num intervalo de apenas dois anos, concorreu duas vezes ao Oscar de melhor diretor. Não ganhou, mas escreveu seu nome no terreno dos dramas políticos-históricos, como “Os Gritos do Silêncio” e “A Missão”, seara em que volta a pisar com “Encontrarás Dragões: Segredos da Paixão”, coprodução internacional que integra a programação do Festival do Rio. 

O melhor que se pode dizer sobre o filme de Joffé é que ele não teme cometer excessos. A trilha sonora, em versão marcha imperial, é a primeira a incomodar num longa que não se decide entre ser um retrato da Guerra Civil Espanhola, uma tragédia de amor ou uma cinebiografia de Josemaría Escrivá, o padre que fundou a Opus Dei. O diretor, que é agnóstico, tenta costurar estas três missões, mas o resultado não tem nenhum equilíbrio.

Para complicar mais, o filme trabalha em duas linhas temporais. A primeira conta a história em si e, na segunda, filho e pai, que foi personagem central da trama, tentam apagar as mágoas de uma vida inteira em doses cavalares de pieguice. Essa é a primeira vez em quase 30 anos de carreira no cinema que Joffé assina sozinho o roteiro de um filme. Sob o pretexto de criar um forte conteúdo emocional, o texto tem momentos constrangedores, abusando de lugares comuns e frases feitas.

O elenco internacional, coletado do Irã até o Brasil, não ajuda. Os protagonistas Charlie Cox, inexpressivo, e Wes Bentley, numa de suas performances mais canastronas, repelem qualquer tipo de identificação por parte do espectador, enquanto Dougray Scott parece não ter função definida na trama. E mesmo Rodrigo Santoro, que interpreta um líder revolucionário, está acima do tom nas cenas dramáticas. O fato do filme ser falado em inglês é o menor dos problemas, mas também não ajuda muito num contexto onde tudo deu errado. 


ENCONTRARÁS DRAGÕES: SEGREDOS DA PAIXÃO (There Be Dragons: Secrets of Passion),  de Roland Joffé. Com Charlie Cox, Wes Bentley, Dougray Scott, Rodrigo Santoro, Geraldine Chaplin, Derek Jacobi, Ana Torrent. Espanha / Estados Unidos, 2011. 120min. Panorama do Cinema Mundial - (LP) - 12 anos
 
TER (2/10) 16:30 Kinoplex Leblon 4 [KL018]
TER (2/10) 21:30 Kinoplex Leblon 4 [KL020]
SEX (5/10) 15:00 Est Vivo Gávea 5 [GV537]
SEX (5/10) 21:40 Est Vivo Gávea 5 [GV540]