Topo

Homenagem aos filmes de terror, "O Segredo da Cabana" é rico em referências pop

Anna Hutchison, Fran Kranz e Chris Hemsworth em cena de "O Segredo da Cabana" - Divulgação
Anna Hutchison, Fran Kranz e Chris Hemsworth em cena de "O Segredo da Cabana" Imagem: Divulgação

Chico Fireman

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/10/2012 13h53

O diretor e roteirista escreveu alguns episódios da série “Lost” e o filme “Cloverfield – Monstro”. O corroteirista foi quem criou “Buffy – A Caça-Vampiros” e dirigiu “Os Vingadores”, além de ser um dos mais respeitados escritores de quadrinhos nos dias de hoje. Com tantas referências pop e informação de que a dupla é fã do cinema de terror, “O Segredo da Cabana”, atração do Festival do Rio, é um programa obrigatório para quem gosta de levar uns sustos.

O longa de Drew Goddard parte de um princípio comum a muitos dos slasher movies (os filmes em jovens são assassinados) que povoaram os cinemas e vídeo-cassetes nos anos 80: um grupo de amigos vai passar o fim de semana numa cabana, no meio da floresta. Da série “Sexta-Feira 13” ao cultuado “A Morte do Demônio”, de Sam Raimi, dezenas, talvez centenas de filmes de baixo orçamento, obedeceram ao mesmo roteiro.

Mas o roteiro de Goddard e Joss Whedon tem bem mais ambição do que simplesmente encontrar as maneiras mais criativas de mandar um jovem pro descanso eterno. “O Segredo da Cabana” é um filme de simulacros. Nada é o que parece no longa estrelado por um ainda minguado Chris Hemsworth, que depois viria a encarnar o deus do trovão em “Thor” e “Os Vingadores”.  Cada detalhe esconde um segredo que esconde outro segredo até que não haja maior profundeza possível. 

Nesta sucessão de camadas sobrepostas de maneira deliciosa pelos roteiristas,  o filme se transforma numa homenagem não a um subgênero do cinema de terror, mas ao terror em si - antes mesmo de existir cinema - quando as criaturas que  povoavam lendas e mitologias evocavam um medo ancestral. Pois é, “O Segredo da Cabana” é como o princípio de todo o mal, mesmo que reality shows e referências aos filmes de zumbis, além de um humor refinado, tragam o filme para perto do público de hoje.

O Festival do Rio acaba com a tortura da espera do espectador brasileiro pelo filme. Previsto inicialmente para agosto, o longa, que estreou em abril nos EUA, só deve chegar às telas do país em novembro. É uma bela oportunidade para ver o filme mais ambicioso e divertido da temporada, cuja trama pode ser interpretada como uma metáfora para os dias de hoje, em que nada parece ter um fim em si mesmo.


O SEGREDO DA CABANA (Cabin in the Woods), de Drew Goddard . Com Chris Hemsworth, Richard Jenkins, Jesse Williams, Bradley Withford. Estados Unidos, 2012. 95min. Midnight Terror - (LP) - 18 anos
 
TER (2/10) 16:30 Kinoplex Tijuca 4 [KT018]
TER (2/10) 21:30 Kinoplex Tijuca 4 [KT020]
SEX (5/10) 16:30 São Luiz 3 [SL030]
SEX (5/10) 21:30 São Luiz 3 [SL032]