Topo

Cineasta coreano diz que Psy é um "artista de verdade"

O cineasta Im Sang-soo, do filme "O Gosto do Dinheiro" (2012) - AFP
O cineasta Im Sang-soo, do filme "O Gosto do Dinheiro" (2012) Imagem: AFP

Chico Fireman

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/10/2012 07h00

De um lado, o k-pop, a música popular da Coreia, com seu ritmo dançante e melodias fáceis, que atravessa as fronteiras, conquista uma legião de fãs cada vez maior mundo afora e ganha status de fenômeno cultural. Do outro, o cinema coreano contemporâneo, respeitado pelos críticos, celebrado pelo público de seu país e vencedor de prêmios importantes, como prova “Pietà”, de Kim ki-duk, que ganhou o último Festival de Veneza.

No meio disso tudo, Im Sang-soo, um cineasta de “resistência” - acostumado a usar seus filmes para descortinar a sociedade de seu país e apontar para o comportamento corrupto de seus compatriotas - em sua segunda visita ao Brasil. Sang-soo e Psy,  autor do hit “Gangnam Style”, parecem ocupar lados opostos no movimento cultural que agita a Coreia nos últimos anos. Exceto pelo fato de que o diretor considera o cantor “um artista de verdade”.

O cineasta está no Brasil para lançar seu mais novo filme, “O Gosto do Dinheiro”, longa que integra a seleção Panorama do Cinema Mundial do Festival do Rio. Descontraído, Sang-soo não teme colocar em cheque o protagonista de seu filme, um funcionário de uma instituição mafiosa que vive uma crise moral: “ele é um personagem que só pode existir no cinema porque, na vida real, ninguém pensaria em abandonar esse trabalho por ser ‘imoral’”.

Mesmo fora da realidade, o diretor quis manter a pureza do personagem para que ele pudesse servir de “inspiração para os jovens coreanos”.   

Sang-soo consegue encontrar elos entre seu trabalho e o hit “Gangnam Style”, em que Psy critica o modo de viver dos moradores do bairro de Seul, capital da Coreia, povoado por pessoas que enriqueceram rapidamente. “Ele não tem nada a ver com as girl bands que fazem sucesso por aí. Ele tem um contexto, uma mensagem, é um artista genuíno, independente que indica uma esperança para a nova geração de jovens coreanos”.

O diretor afirma que muitas pessoas que produzem cultura na Coreia hoje em dia têm uma formação intelectual elevada, um grupo de formadores de opinião que vem sendo montado desde que o sul do país se libertou do regime político fechado que ainda controla o norte. 

O sucesso de músicas como “Gangnam Style” não incomoda o cineasta. Ele mesmo afirma que, algumas vezes, a vantagem financeira é o estímulo para que ele escolha seus projetos. “A Empregada”, exibido no Festival do Rio dois anos atrás, é o remake de um filme coreano dos anos 60. “Eu nem iria fazer, mas meu produtor achou que seria uma boa ideia. E eu fiz”, conclui.


O Gosto do Dinheiro (Do-nui mat), de Sang-soo Im. Com Yun-shik Baek, Hyo-jin Kim. Coréia do Sul, 2012. 115min.

Qui (4/10):  14h, Kinoplex Fashion Mall 2
Qui (4/10):  19h, Kinoplex Fashion Mall 2

* A programação é de responsabilidade da organização do Festival do Rio 2012. É recomendável checar horários e lotação no site oficial do evento ou nos telefones de informação listados.