Topo

Comédia de humor negro, "Turistas" faz piada com os protagonistas perturbados

Os atores Tony Way e Alice Lowe em cena de "Turistas", filme de Ben Wheatley (2012) - Divulgação
Os atores Tony Way e Alice Lowe em cena de "Turistas", filme de Ben Wheatley (2012) Imagem: Divulgação

Chico Fireman

Do UOL, no Rio

04/10/2012 09h39

Ben Wheatley gosta de temas macabros. Seu filme anterior, “Kill List”, recebeu prêmios e elogios pela história original de um assassino que se envolve numa trama misteriosa com desdobramentos ritualísticos. O filme foi saudado como uma renovação do terror inglês. Em “Turistas”, novo trabalho que integra a seleção do Festival do Rio, o cineasta abre o foco e, sem deixar de passear pelo gênero, inclui também a comédia no cardápio.

O longa conta a história de Tina, uma mulher dos seus trinta e poucos anos que ainda vive com a mãe manipuladora e que vê em Chris, com quem começa a namorar, a oportunidade de fugir de uma relação sufocante. Os dois partem numa jornada por pontos turísticos da Inglaterra. A viagem ganha contornos bizarros à medida em que outros personagens surgem no caminho do casal.

O grande problema de “Turistas” é como o filme se desvia da trama principal para se tornar uma grande e repetitiva piada em cima de seus protagonistas. Com um cenário como o interior inglês, rico em sua variedade de personagens de comportamento estranho, como o cinema já mostrou algumas vezes, Wheatley parece bem mais interessado em elencar as bizarrices do casal principal e ridicularizá-lo do que em que desenvolver seus perfis e escavar suas intimidades.

Tina e Chris são personagens ricos em seus distúrbios particulares, mas a chance de explorar suas perturbações escapa das mãos do diretor, que dá um acabamento visual interessante ao filme, mas perde o controle da história. O humor negro surge no filme pontuando algumas cenas, mas a comédia cresce a ponto de não dar espaço para mais nada. Os personagens parecem sufocados pela vontade do cineasta de brincar. E, em boa parte do filme, esses brincadeiras não são tão engraçadas.