Topo

Animação coreana "O Rei dos Porcos" mostra origem dos traumas na vida escolar

Cena da animação "O Rei dos Porcos" - Reprodução/Site TRAFFIC
Cena da animação "O Rei dos Porcos" Imagem: Reprodução/Site TRAFFIC

Chico Fireman

Do UOL, em São Paulo

05/10/2012 14h00

Grosseiramente, "O Rei dos Porcos" poderia ser classificado como um filme sobre bullying, mas seria resumir demais a proposta de um longa tão complexo. A animação coreana é sobre o peso de um passado, sobre dois homens adultos que são reféns de sua própria história. Sang-ho Yeon, que assina seu primeiro longa-metragem, nos apresenta a dois personagens que nunca se libertaram de eventos acontecidos em sua infância.

O tom pessimista já se desenha na cena inicial do filme, um pós-assassinato que apresenta um dos protagonistas. O segundo surge logo em seguida, numa cena violenta, tão tensa como a primeira. O encontro entre os dois é a última sequência que acontece no tempo presente, antes de introduzir um longo flashback que se estende até pouco antes do desfecho.

A sisudez de "O Rei dos Porcos" incomoda. Em princípio, o cineasta parece inibido diante das possibilidades narrativas de uma animação, construindo o longa da maneira mais racional e realista possível. A impressão passa aos poucos, à medida em que o espectador percebe a seriedade que o diretor impõe ao tema. Ele parece querer se despir de qualquer tipo de truque na execução do filme, talvez como forma de respeito ao material.

O ambiente escolar é desenhado como um espaço dominado por protótipos de gangues. O contexto ganha contornos aos poucos, assim como a construção psicológica dos protagonistas. A realidade é de crueldade e violência para as crianças. Sang-ho Yeon não os poupa, o espectador sofre junto e, assim como eles, enxerga no personagem Chul sua possibilidade de salvação. Ele é o símbolo da mudança, o contraste para com a inércia dos protagonistas. Um exemplo do qual eles não conseguem esquecer e que precisam eternizar para poder seguir a vida.


O Rei dos Porcos (Dae Gi Eui Wang) / (The King of Pigs), Diretor: Sang-ho Yeun. Coréia do Sul, 2012. 97 min. Mostra: MIDNIGHT. Leg Elet Português. 14.

5/10/2012 - Est Sesc Rio 2 - 23:45 - ER455

7/10/2012 - Est Vivo Gávea 1 - 13:40 - GV146

7/10/2012 - Est Vivo Gávea 1 - 19:40 - GV149

9/10/2012 - Est Sesc Botafogo 3  - 21:20 - BT381

* A programação é de responsabilidade da organização do Festival do Rio 2012. É recomendável checar horários e lotação no site oficial do evento ou nos telefones de informação listados.