Topo

Inglês Ken Loach se renova com comédia otimista exibida na Mostra de São Paulo 2012

Cena do filme "A Parte dos Anjos", de Ken Loach - Divulgação
Cena do filme "A Parte dos Anjos", de Ken Loach Imagem: Divulgação

Chico Fireman

Do UOL, em São Paulo

19/10/2012 13h00

Quem acompanha a filmografia do britânico Ken Loach sabe que sua área de atuação como cineasta, quando não abraça fatos políticos-históricos, passa necessariamente por um questionamento da incapacidade de seu país de oferecer um destino melhor para os cidadãos. Os heróis de seus filmes são os ingleses médios, o proletariado, que têm suas histórias contadas em dramas pesados, com forte conteúdo social e uma visão sem perspectivas do futuro.

Por isso, “A Parte dos Anjos”, seu trabalho mais recente, que será exibido durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é de um frescor impressionante na obra do cineasta. Embora mantenha o inglês suburbano como protagonista e reafirme suas crenças na falha do sistema, o filme é uma comédia -- surpreendentemente otimista -- sobre desempregados que cumprem serviços comunitários depois de terem cometido diferentes delitos e armam um plano que pode mudar sua vidas. 

TRAILER DO FILME "A PARTE DOS ANJOS"

O roteiro assinado por Paul Laverty, colaborador de Loach em nove filmes, mesmo tratando dos mesmos temas de sempre, tem um texto tão leve e simples que dá ao longa o caráter humanista que o diretor tanto persegue em seus trabalhos -- que muitas vezes têm um quê sindicalista que afasta o espectador. Livre da obrigação de fazer um panfleto, Loach parece muito à vontade, abrindo espaço para que os atores conquistem o público pela identificação e pelo deboche.

O destaque vai para Gary Maitland, cujo personagem Albert é dono das cenas mais engraçadas do filme. Em especial, uma com a “participação especial” da Mona Lisa.

O cinema popular que o diretor comete em seu novo filme é algo que Loach ensaiou em “À Procura de Eric”, comédia de cunho social lançada há três anos, mas sem a metade do talento que ele encontra agora. “A Parte dos Anjos” se passa no mesmo mundo em que o diretor filmou “Meu Nome é Joe” ou “Pão e Rosas”, filmes sérios, sisudos, pesados. O jato de luz que o cineasta se permite lançar sobre seus novos personagens, todos condenados a um futuro tão difícil quanto os outros criados por Loach, se revela mais eficiente do que o retrato desesperançado da Inglaterra que este autor costuma pintar.

 


Serviço

"A Parte dos Anjos", de Ken Loach (Reino Unido, França, Bélgica, Itália)

Quando: Sexta (19), às 23h30
Onde: Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 1 - rua Frei Caneca, 569 - Consolação (sessão 6)

Quando: Sábado (20), às 19h
Onde: Cinemark Cidade Jardim 6 - Av. Magalhães de Castro, 12.000, shopping Cidade Jardim, Cidade Jardim (sessão 188)

Quando: Segunda (22), às 21h25
Onde: Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 2 - rua Frei Caneca, 569 - Consolação (sessão 292)

Quando: Terça (23), às 21h45
Onde: Reserva Cultural 1 - avenida Paulista, 900, Bela Vista (sessão 428)

Quando: Sábado (27), às 15h45
Onde: Cine Livraria Cultura 1 - rua Padre João Manuel, 100, Cerqueira César (sessão 821)