Topo

"Barbara" é aposta convencional da Alemanha para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro

Cena do longa "Barbara", opção alemã para a corrida ao Oscar de filme estrangeiro em 2013 - Divulgação
Cena do longa "Barbara", opção alemã para a corrida ao Oscar de filme estrangeiro em 2013 Imagem: Divulgação

Chico Fireman

Especial para o UOL, de São Paulo

24/10/2012 05h00

A Alemanha selecionou “Barbara” para representar o país na corrida ao Oscar de filme estrangeiro, ratificando a escolha do longa-metragem como o melhor do ano no prêmio nacional distribuído pelo German Film Award, no qual a produção concorreu em oito categorias. A decisão parece correta já que o filme atende a várias expectativas da Academia: é um drama moral, tem forte conteúdo político e é executado com talento, embora seja bastante convencional.

O filme, que é uma das atrações da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2012, se passa no ano de 1980, quando a Alemanha ainda era dividida em duas. A protagonista é uma pediatra vivida pela atriz Nina Hoss, em sua quarta parceria com o diretor Christian Petzold. A personagem-título acaba de ser transferida para uma cidade do interior, punição por ter tentado tirar um visto para sair do lado oriental do país.

Petzold ganhou o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim, prêmio burocrático para um filme que aposta numa dramaturgia clássica, sem ousadia, mas que executa tudo com o talento de um bom operador. O roteiro, também escrito pelo cineasta, segue as regras do conto moral, colocando a personagem contra a parede. De um lado, a possibilidade de deixar para trás a clausura de um país que a confina. Do outro, o senso de dever e a oportunidade de recomeçar.

Numa associação direta -- e talvez simplista demais -- Barbara adota a frieza de seu lado profissional como modo de tratar quem a cerca. Nina Hoss assume a postura de sua personagem como modelo de interpretação, o que a leva para um lugar-comum incômodo. A gelidez de médica é quebrada na relação de Barbara com os pacientes. Uma transformação que permite que a personagem principal enxergue com outros olhos sua condição de “prisioneira” e, consequentemente, sua vida como eterna suspeita.

VEJA TRAILER DE "BARBARA", FILME ALEMÃO DE CHRISTIAN PETZOLD


Serviço

"Barbara", de Christian Petzold (Alemanha)

Quando: quarta-feira (24), às 17h50
Onde: Espaço Itaú de Cinema (sala 3) - Rua Frei Caneca, 569 (3º piso) - Consolação (sessão 480)