Topo

"Não vou sentir falta de ter que tirar a camiseta sempre", diz Taylor Lautner

Taylor Lautner divulga "Amanhecer - Parte 2" no hotel Fasano, no Rio de Janeiro (24/10/12) - Marcello Sá Barretto e Clayton Militão/Foto Rio News
Taylor Lautner divulga "Amanhecer - Parte 2" no hotel Fasano, no Rio de Janeiro (24/10/12) Imagem: Marcello Sá Barretto e Clayton Militão/Foto Rio News

Alessandro Giannini

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/10/2012 11h09Atualizada em 24/10/2012 14h39

Taylor Lautner está no Brasil desde terça-feira (23) para promover o lançamento de "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2". O filme encerra a franquia inspirada na série de livros de Stephenie Meyer sobre o romance entre uma humana e um vampiro, interpretados respectivamente por Kristen Stewart e Robert Pattinson.

Lautner faz o papel de Jacob Black, descendente de índios que são na verdade uma família de lobisomens, a terceira ponta de um triângulo amoroso que se forma no início da trama. A estreia está prevista para 15 de novembro, em 1300 salas, com cópias legendadas e dubladas.

O jovem ator não emitiu nenhuma opinião sobre o escândalo envolvendo seus parceiros de trabalho (a descoberta de que Stewart traiu Pattinson com o diretor Rupert Sanders). A assessoria de imprensa do filme alertou aos jornalistas que não poderiam ser feitas perguntas sobre a vida pessoal e caso algum jornalista desobedecesse, a coletiva de imprensa seria encerrada imediatamente.

Esta é a segunda vez que Lautner vem ao país para acompanhar o lançamento de um filme da saga. Na primeira vez, há três anos, ele foi a São Paulo para falar sobre sua participação em "Lua Nova", segunda parte da série de filmes. Na ocasião, veio acompanhado de Kristen e isso gerou muitos boatos sobre uma possível relação entre os dois. Na ocasião, ambos os atores ficaram surpresos com a paixão e a agressividade dos fãs brasileiros.

Apesar disso, Lautner está ansioso para reencontrá-los. "Nunca estive no Rio antes, então, não sei como são os fãs aqui", disse ele, em entrevista a um grupo de jornalistas reunidos no hotel onde o ator se hospedou, em frente à praia do Arpoador. "Mas na minha primeira experiência pude ver o quanto são apaixonados. Vocês podem imaginar o que é um grupo de adolescentes assim. Eles ficam muito agressivos. De qualquer maneira, foi muito divertido e estou ansioso para reencontrá-los."

Veja o trailer legendado de "Amanhecer - Parte 2"

No capítulo final da saga, o personagem de Lautner, o lobisomem Jacob, ganha relevância por ter uma espécie de conexão especial com Renesmee, filha de Bella e Edward, interpretada por Mackenzie Foy. "Nesse filme, ele está mais leve", disse ele. "Encontrou o seu lugar no mundo e está mais tranquilo com relação à mulher que amava e as escolhas que ela fez."

Para o ator, uma das cenas que mais gostou de gravar surge logo no início do filme, quando Bella tem uma conversa séria com Jacob sobre a filha dela e de Edward. "Basicamente, ela me ensina quem é o chefe", disse ele, aos risos. "É estranho ver Kristen me batendo, mas foi divertido gravar a luta. As cenas dramáticas são muito mais difíceis e complexas."

Lautner falou também sobre o que sente, agora que a saga chegou ao fim. "Foi uma experiência incrível", disse ele. "Quando isso começou, não imaginava que estaria aqui, no Rio, para promover o último filme dessa série. A grande coisa que tirei, no entanto, foram as amizades, com a equipe e o elenco, que perduraram. Disso eu jamais vou esquecer."

O que Lautner pretende esquecer, no entanto, é algo que caracterizou seu personagem e também o converteu em um dos atores mais assediados pelas fãs. "O que eu não vou sentir falta mesmo é ter que tirar a camiseta sempre", confessou, mencionando o fato de que Jacob sempre aparecia com os peitorais à mostra, para demonstrar a virilidade e a força como novo integrante da alcateia.

Outra lembrança ruim mencionada por Lautner é a peruca que teve de usar nos primeiros filmes, antes do rito de passagem que completou sua transição. "Era horrível, incomodava e coçava muito", disse ele, que recusou a oferta do cabeleireiro do set para levá-la como lembrança. "O que eu gostaria de ter ficado é com uma das motocicletas. Quem sabe ainda consiga?"

O futuro e "Cinquenta Tons"

Com a saga encerrada, Taylor Lautner já tem planos para o futuro. Seu próximo projeto chama-se "Tracers", filme de ação no qual interpretará um mestre do "parkour", modalidade esportiva criada na França que usa a geografia urbana como pista de obstáculos. "Há alguns outros trabalhos sobre os quais ainda não posso falar, mas que estou ansioso por fazer", disse ele.

Sobre uma possível variação da saga, com novos personagens, Lautner foi lacônico e pareceu não acreditar na possibilidade. "Não há mais livros", disse ele. "Mas boas histórias não faltariam e eu ficaria feliz em participar. Sinceramente, não ouvi nada a respeito."

Outro boato não confirmado pelo jovem ator foi o convite para fazer o personagem de "Cinquenta Tons de Cinza" no cinema. "Eu não li o livro, só conversei com pessoas que o leram e me disseram que a história parece boa", admitiu. "Não houve nenhuma conversa a respeito, mas me parece que seria um projeto legal."

A lista de diretores e atores com quem Lautner gostaria de trabalhar é grande e inclui nomes como Spielberg e Gus Van Sant ou Tom Cruise, Denzel Washington e Matt Damon. Mas sobretudo espera poder ficar longe dos rótulos. "Sou um cinéfilo e gosto de todos os tipos de filmes, não apenas filmes de ação ou comédias", explicou ele. "Depois de um romance com características sobrenaturais gostaria de fazer algo mais humano, com problemas reais. Tom Cruise, por exemplo, não se restringiu a um só tipo de filme. Quero seguir o mesmo caminho."