Topo

Animação coreana com peixes falantes aposta em lição ecológica, mas não define público-alvo

Cena da animação "Padak", de Lee Dae-hee - Divulgação
Cena da animação "Padak", de Lee Dae-hee Imagem: Divulgação

Chico Fireman

Do UOL, em São Paulo

25/10/2012 05h00

A maior dúvida ao fim da sessão de “Padak”, em cartaz na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é sobre que alvo o diretor Lee Dae-hee quis atingir com sua “versão” coreana de “Procurando Nemo”. Versão é uma maneira de dizer já que as histórias dos dois filmes são bem diferentes, mas o conceito de peixes falantes e o traço infantil são basicamente os mesmos. No entanto, enquanto o longa da Pixar é claramente destinado às crianças, o filme coreano não se decide sobre quem serão seus espectadores.

“Padak” é o primeiro trabalho do cineasta na direção de um longa-metragem. Dae-hee já havia dirigido dois curtas e assinado material para a TV e, com este filme, mira num tema que, vez por outra, aparece nas animações, a consciência ecológica. O longa conta a história de uma Cavala fêmea, capturada em mar aberto e levada para o aquário de um restaurante especializado em frutos do mar. Na melhor tradição das heroínas rebeldes da Disney, a peixinha não aceita sua condição de prisioneira e faz de tudo para sair dali.

As semelhanças com os filmes do estúdio do Mickey não param por aí: os personagens tem perfis bem definidos, estereótipos presentes em praticamente todos os contos morais que a animação tradicional entrega aos quilos todos os anos. E mais: há três sequências musicais, umas das maiores tradições da Disney, com canções integradas à narrativa, que ganham contornos lúdicos tanto no traço naif quanto nos malabarismos surrealistas das cenas.

Mas, paralelamente a isso, o diretor não economiza na crueldade explícita de várias cenas, que mostram o destino dos peixes que vivem nos aquários. Cenas que provavelmente tentam marcar a mensagem da violência contra os animais em nosso cotidiano e que, de certa forma, corroboram algumas surpreendentes decisões de roteiro. Mas, pelos padrões dos filmes animados, essas imagens seriam destinadas a um público mais velho. Um público que muito possivelmente deve achar que peixes falantes e lições de moral são coisas de criança. 

TRAILER DA ANIMAÇÃO "PADAK"

 


Serviço

"Padak", de Lee Dae He (Coreia do Sul, 2012)

Quando: Quinta (25), às 14h
Onde: Cinesesc - rua Augusta, 2.075, Jardim Paulista (sessão 630)