Topo

Termômetro do Oscar, prêmio Globo de Ouro ainda não tem concorrente brasileiro

O troféu do Globo de Ouro - AP Photo/Matt Sayles
O troféu do Globo de Ouro Imagem: AP Photo/Matt Sayles

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 15h31

Desde a semana passada, a jornalista e crítica de cinema Ana Maria Bahiana, colunista e blogueira do UOL, está em campanha para que os produtores brasileiros inscrevam seus filmes no Globo de Ouro para concorrer ao prêmio na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira. Segundo ela, nenhum título brasileiro foi apresentado para os votantes até agora.

Bahiana faz parte do comitê organizador dos Globos de Ouro, concedidos pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, tradicional na comunidade de entretenimento norte-americana e considerado um dos principais termômetros do Oscar. O prazo de inscrição foi estendido para 2 de novembro. Com exceção do Brasil, a maioria dos filmes escolhidos por seus países para o Oscar já foi apresentado também para os votantes dos Globos de Ouro. Além de outros títulos dos mesmos países, já que o regulamento permite.

A jornalista disse se sentir envergonhada com a atitude dos produtores. "Não sei se é ignorância ou descaso ou incompetência", diz ela. "Para concorrer aos Globos, o filme tem que ser inscrito diretamente pelo produtor e exibido de alguma forma para nós. É um processo super simples, que não depende de endosso de Ministério da Cultura ou coisa parecida. Não há limite de títulos por país."

Em 2011, enquanto os belgas tinham "Gamin au Velo", os espanhóis, "La Piel Que Habito", os chilenos, "Violeta Vai Ao Céu", e os iranianos, o vitorioso "A Separação", o Brasil tinha "Bruna Surfistinha". 'Tropa de Elite 2" foi inscrito, mas acabou desqualificado por ter estreado no Brasil fora do prazo.

O anúncio das indicações será na quinta-feira, 13 de dezembro. A cerimônia de entrega será realizada no dia 13 de janeiro, em Los Angeles, em um hotel tradicional do bairro de Beverly Hills. A rede norte-americana NBC fará a transmissão ao vivo, a partir das 17h locais (21h de Brasília).