Topo

Canal HBO adquire direitos de exibição de documentário sobre o grupo punk Pussy Riot

Nadezhda Tolokonnikova, uma das integrantes da banda, trabalha como costureira em prisão - Natalia Kolesnikova /AFP
Nadezhda Tolokonnikova, uma das integrantes da banda, trabalha como costureira em prisão Imagem: Natalia Kolesnikova /AFP

Do UOL, em São Paulo

21/01/2013 16h07

O canal HBO adquiriu os direitos de exibição do documentário "Pussy Riot - A Punk Prayer" sobre a banda russa envolvida em complicações com a justiça russa após uma "oração" proferida contra o presidente Vladimir Putin no início de 2012. A emissora ainda não divulgou a data para a atração ir ao ar. As informações são do site da edição brasileira da revista "Rolling Stone".

Exibido pela primeira vez durante o Festival de Sundance de 2013, o longa de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin relembra o polêmico ano de 2012 do grupo, que teve integrantes detidas em agosto do ano passado.

Lerner afirmou à edição norte-americana da revista que o caso das Pussy Riot é um dos principais da década. Segundo o cineasta, o próprio feminismo está em julgamento na investida das autoridades russas ao lado da Igreja local contra o grupo punk.

Outros dois longas exibidos em Sundance também já garantiram distribuição pela HBO: "Sound City", documentário dirigido por Dave Grohl sobre a gravadora homônima, e "A History of The Eagles", filme sobre a banda norte-americana que teve sua primeira parte exibida no início de 2013.