Topo

Madri ganha sua versão da Calçada da Fama de Hollywood

27/06/2011 18h18

MADRI, 27 Jun 2011 (AFP) -Penélope Cruz, Pedro Almodóvar e Antonio Banderas estão entre as 25 estrelas espanholas a serem homenageadas com uma placa na nova Calçada da Fama de Madri, que foi inaugurada nesta segunda-feira.

As placas de granito, mármore e aço têm uma grande estrela com o nome da celebridade no centro, como aquelas da Calçada da Fama de Hollywood, que se tornou um ponto turístico de Los Angeles desde sua inauguração em 1960.

A academia de cinema da Espanha primeiramente homenageou 25 personalidades - 16 atores e nove diretores - para lembrar seu 25º aniversário, mas há o plano de acrescentar mais uma ou duas placas a cada ano na rua central de Madri que abriga diversos cinemas.

"Estou muito agradecido e honrado de receber esta estrela", disse Banderas em uma mensagem enviada à academia de cinema.

O marido de Penélope Cruz, Javier Bardem, cujos filmes influem "Onde os Fracos não têm Vez", e o diretor Alejandro Amenabar estavam entre as demais estrelas espanholas homenageadas.

Em abril, Penélope recebeu a 2.436 estrela na Calçada da Fama de Hollywood, se tornando a primeira atriz espanhola a receber a homenagem.

A indústria de cinema espanhola é a 10ª maior do mundo em termos de níveis de produção.

Os filmes espanhóis arrecadaram 170,3 milhões de euros em vendas de ingressos no ano passado, sendo 53% desse total fora da Espanha, de acordo com a associação de produtoras local, Fapae.