Topo

Scorsese defende doberman de "A Invenção de Hugo Cabret" no Coleira de Ouro

O ator Sacha Baron Cohen e o doberman Blackie de "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorscese - JAAP BUITENDIJK / GK FILMS
O ator Sacha Baron Cohen e o doberman Blackie de "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorscese Imagem: JAAP BUITENDIJK / GK FILMS

Los Angeles

31/01/2012 21h45

Assim como os vips que disputam a glória do Academy Award, uma competição pelo equivalente canino - a Coleira de Ouro - anunciou seus concorrentes na última segunda-feira (30). Dentre eles está Uggie, do filme mudo "O Artista", o que incomodou o diretor Martin Scorsese, que indicou o doberman Blackie para concorrer a premiação. 

Somando-se ao fator "ohnnn" de Uggie, seus donos anunciaram na semana passada que o cachorro de 10 anos está se aposentando depois de sua participação em "O Artista", em que o amigo de quatro patas salva, de forma notável, a vida de seu mestre em um incêndio.

Mas Scorsese ponderou que a doberman, Blackie, de seu filme "A invenção de Hugo Cabret", grande indicado ao Oscar, fosse incluída como nomeada de última hora.

No filme de Scorcese, a feroz Blackie pertence ao inspetor de uma estação, interpretado pela estrela de "Borat", Sacha Baron Cohen, que persegue crianças sem pais para mandá-las para um orfanato.

Scorsese admite que, enquanto Blackie venceria facilmente em uma briga, ela pode ter problemas para conquistar a simpatia frente ao cachorro bonitinho do filme de direção francesa "O Artista", um tributo à era do cinema mudo. "Eu tenho sido alertado sobre falar dessa questão para não parecer grosseiro. Bem, vou arriscar", escreveu Scorsese em uma carta aberta ao jornal Los Angeles Times.

"Em uma manhã recente, eu liguei a televisão e, imaginem minha surpresa quando ouvi as nomeações para o primeiro Prêmio Coleira de Ouro para o Melhor Cachorro em um Filme", disse.

"Afinal de contas, tínhamos a Doberman Blackie no nosso filme. Como ela poderia não ser nomeada? Eu esperei em vão o nome de Blackie ser anunciado e ouvi todo o estardalhaço sobre um certo terrier Jack Russell chamado Uggie".

No fim, ele admitiu: "Uggie é tão adorável que recebeu duas indicações por dois filmes diferentes. Muito bem". Mas continuou, "OK, vamos colocar todas as nossas cartas na mesa. Terriers Jack Russell são pequenos e fofos. Dobermans são enormes e bonitos.

"O mais impressionante é que Uggie é um pequeno e dócil mascote que faz brincadeiras e salva a vida do seu mestre em um dos filmes, enquanto Blackie tem um desempenho intransigente como um guarda feroz que aterroriza as crianças", considerou Scorcese. "Tenho certeza de que você pode perceber o que quero dizer".

Ironicamente, ele acrescentou: "eu detectei outro preconceito arraigado no trabalho. Terriers Jack Russel foram criados no século XIX para caçar raposas para um inglês, o reverendo John Russell. "Dobermans foram criados por um coletor de impostos alemão que estava com medo de ser espancado até a morte pela população. Mas isso significa que devemos condenar a raça inteira?".

Ele concluiu: "em resumo, protesto pela omissão da Doberman Blackie nas indicações do primeiro Coleira de Ouro. Além disso, eu peço a todos os leitores do Times que revelem suas preferências aos editores do site Dog News Daily, votar e dar a Blackie a nomeação que ela tanto merece".

Respondendo à carta, os editores do Dog News Daily disseram que aceitariam a nomeação de Blackie se 500 pessoas apoiassem a estrela de "A invenção de Hugo Cabret" curtindo a página do site dedicado aos cães no Facebook.

Na segunda-feira à noite, o site descreveu a campanha de votação como "grande sucesso", dizendo que Blackie tinha sido nomeada depois de centenas de pessoas postarem "Eu nomeio Blackie" ou o equivalente na página do Facebook.

A cerimônia do primeiro prêmio anual Coleira de Ouro acontecerá no dia 13 de fevereiro em Los Angeles, com chegada no tapete vermelho e uma recepção privada beneficiando as organizações de resgate de cachorros de Los Angeles e abrigos.

Outras nomeações incluem Cosmo do filme "Assim é o amor" ("Beginners") e Brigitte, também conhecida como Stella, da série de TV "Família Moderna", de acordo com comunicado do site Dog News Daily.

Se Uggie ganhar, não será o primeiro prêmio da celebridade canina, que fez sucesso no festival de filmes francês de Cannes, onde ganhou o "Palm Dog", em alusão à Palma de Ouro.