Topo

Filme sobre o amor às margens do Mississippi cativa Cannes

Matthew McConaughey (centro), Tye Sheridan (esq.) e Jacob Lofland em cena do filme "Mud" - Divulgação
Matthew McConaughey (centro), Tye Sheridan (esq.) e Jacob Lofland em cena do filme "Mud" Imagem: Divulgação

26/05/2012 11h21

CANNES, França -Um filme sobre o primeiro amor às margens do rio Mississippi, "Mud", do americano Jeff Nichols, de 33 anos, conseguiu arrancar finalmente aplausos unânimes neste sábado no Festival de Cannes, um dia antes do anúncio da Palma de Ouro.

A sombra do grande escritor Mark Twain e de seus heróis, Tom Sawyer e Huckleberry Finn, aparecem sobre o belo filme, que mostra o encontro de um homem misterioso, Mud (em excelente interpretação de Matthew McConnaughey), com dois adolescentes de 14 anos, Ellis e Neckbone, em uma ilha do grande rio Mississippi.

O filme de Nichols é repleto de mitos e personagens de dimensão lendária, como Mud, que vive em uma barca; Sam Shepard, na pele de um atirador de elite, e Reese Witherspoon, o primeiro e eterno amor do protagonista.

"É um filme sobre o amor romântico, incondicional, mas visto pelos olhos de um menino, Ellis, que precisa desesperadamente entender e acreditar no amor", explicou Nichols, o diretor mais jovem na disputa pela Palma de Ouro no 65º Festival de Cannes.

  • REUTERS/Eric Gaillard

    Reese Witherspoon exibe a barriga de cinco meses de gravidez em sessão de fotos antes de falar aos jornalistas em Cannes sobre o filme "Mud"

Ellis (Tye Sheridan) está buscando "uma versão do amor que funcione, porque os adultos que o cercam estão fazendo isto de maneira ruim", destacou o cineasta, que ficou conhecido ano passado com "O Abrigo", que conquistou o prêmio da Semana da Crítica, a mostra paralela mais antiga do festival.

O filme se passa na região em que Nichols nasceu e cresceu, o sul dos Estados Unidos, que o diretor filma de maneira tão romântica quanto a própria história, captando o som dos insetos, o ruído das aves ao voar e o lento correr do mítico rio, que marca todo o longa-metragem.

"Filmar o rio Mississippi me permitiu, como a Mark Twain, sentir toda sua vitalidade. O rio marcou profundamente todo o filme, ele é como o centro de toda a história", afirmou Nichols, antes de ressaltar a inspiração e a influência de Mark Twain no filme.

"Ele é um dos meus escritores favoritos. Twain soube captar o universo de um menino crescendo no rio Mississippi, com toda a sua magia. Foi mais que uma influência direta", disse o diretor, que utilizou uma câmera de 35 milímetros para retratar uma região do mundo que, segundo ele, "está desaparecendo".

O sul dos Estados Unidos também é a região na qual foram criados Matthew McConnaughey e Reese Witherspoon, vencedora do Oscar de 2006 por "Johnny e June".

"Eu cresci no Tennessee e, quando li o roteiro, senti que falava da minha casa, o sul, de uma maneira verídica, como poucos filmes já fizeram", disse a estrela, que não tem um papel de protagonista.

"Precisava de uma atriz que pudesse tornar crível este amor sem limites que inspira ao personagem. Mud passa o dia todo falando dela, assim tinha que ser alguém especial", explicou o diretor, que nasceu em Little Rock, Alabama.

Os adolescentes do filme, Tye Sheridan e Jacob Lofland, também nasceram nesta região do sul dos Estados Unidos, repleta de histórias fascinantes e míticas. Eles são responsáveis por boa parte do filme.

"Neckbone sou eu", disse Lofland.

Nichols e toda a equipe do filme tiveram uma das recepções mais favoráveis da imprensa. O filme foi o último dos 22 longas-metragens na disputa pela Palma de Ouro a ser exibido. O americano tem grandes chances de conquistar o principal prêmio, depois de 12 dias de muitas mortes, sexo, sangue e violência em Cannes, com poucos sorrisos.

"Ainda estou buscando meu próprio estilo", afirmou o diretor, que disputa a Palma de Ouro contra obras de cineastas veteranos como o austríaco Michael Haneke, o iraniano Abbas Kiarostami, o brasileiro Walter Salles, o romeno Christian Mungiu e o canadense David Cronenberg.

O jovem diretor já é considerado um artista com uma visão muito pessoal do cinema.

Seu filme anterior, "O Abrigo", segundo em sua carreira, é um thriller apocalíptico que mostra a vida tranquila de Curtis LaForche (Michael Shannon) com a mulher, Samantha (Jessica Chastain), e a filha até o dia que ele passa a sofrer com pesadelos violentos, dominados pela ameaça de um tornado e outras visões terríveis.

Ele decide então construir um abrigo subterrâneo para salvar a família e entra em um processo deterioração psicológica que afeta radicalmente a vida de sua família.