Topo

Manoel de Oliveira faz 104 anos e quer filmar Machado de Assis

Aos 101 anos, Manoel de Oliveira divulga "O Estranho Caso de Angélica" em Cannes - Getty Images
Aos 101 anos, Manoel de Oliveira divulga "O Estranho Caso de Angélica" em Cannes Imagem: Getty Images

Lisboa

11/12/2012 11h34

O mais velho dos cineastas em atividade, o português Manoel de Oliveira, comemora nesta terça-feira (11) 104 anos ainda trabalhando, apesar de seus problemas de saúde e dificuldades para obter meios financeiros para seus novos projetos.

Registrado em 12 dezembro de 1908, na cidade do Porto (norte), o cineasta na realidade nasceu no dia 11 e sua família deve se reunir nesta terça para comemorar o aniversário.

Hospitalizado durante uma semana em julho em função de problemas pulmonares, o idoso diretor se encontra bem, mas sob observação médica principalmente por causa do tempo frio.

"Ele continua a trabalhar em casa", afirmou sua filha, Adelaide Maria Trêpalle, explicando que seu pai terminou o roteiro de seu próximo filme, "A Igreja do Diabo", inspirado em Machado de Assis.

"'A Igreja do Diabo' está em fase de pré-produção, procurando financiamento", afirmou, por sua vez o produtor Luis Urbano, da sociedade O Som e a Fúria.

"Estamos à procura de financiamento em outros países, inclusive no Brasil", afirmou, lamentando a situação dramática do cinema português.