Topo

Quatro filmes ítalo-brasileiros ganham financiamento em Cannes

16/05/2011 14h23

CANNES, França - Quatro projetos de coprodução cinematográfica entre o Brasil e a Itália ganharam hoje um concurso organizado pela Ancine (Agência Brasileira de Cinema) em parceria com o MiBAC (Ministério de Bens e Atividades Culturais) italiano.

Dois dos ganhadores são diretores estreantes, enquanto os demais prêmios foram direcionados a profissionais mais experientes, sendo que as ajudas proporcionadas são de 25 e 50 mil euros, respectivamente.

  • Divulgação

    Cena do filme "Baile Perfumado", codirigido por Paulo Caldas

O brasileiro "La mamma", de Carina Bini Fernandes e o italiano "Cavalli marini", de Francesco Costabile, levaram a primeira categoria, enquanto "Rossellini amou a pensão de Dona Bombom", de Paulo Caldas, e "Vanit… delle vanit…", de Giorgio Diritti, levaram a segunda.

Os quatro projetos farão parte de um acordo de coprodução firmado entre os dois países em 2009, e que até então não tinham se concretizados.

A respeito das produções brasileiras, "La mamma" narra a história de duas mulheres de meia-idade, uma brasileira e outra italiana, cujos destinos acabam por se cruzar.

O filme de Paulo Caldas, codiretor de "Baile Perfumado" (1997), retrata a visita do diretor italiano Roberto Rosellini ao Brasil, quando ingressou no cenário político e na vida cultural brasileiros de meados do século XX.