Topo

"Tive que descobrir como voar", diz Tom Cruise em pré-estreia de "Missão Impossível - Protocolo Fantasma"

Da esquerda para a direita, o diretor Brad Bird e os atores Tom Cruise, Paula Patton e Simon Pegg durante première de "Missão Impossível - Protocolo Fantasma" no 8º Festival de Cinema de Dubai (7/12/2011) - AP Photo/Nousha Salimi
Da esquerda para a direita, o diretor Brad Bird e os atores Tom Cruise, Paula Patton e Simon Pegg durante première de "Missão Impossível - Protocolo Fantasma" no 8º Festival de Cinema de Dubai (7/12/2011) Imagem: AP Photo/Nousha Salimi

Da AP*

07/12/2011 18h48

DUBAI  - Tom Cruise parece ser invencível em cenas de ação nos cinemas, mas quando o assunto são acrobacias em volta da torre mais alta do mundo, ele definitivamente mantém os pés no chão. Nesta quarta-feira (7), questionado sobre seu maior medo durante as cenas de "Missão Impossível - Protocolo Fantasma" no Burj Khalifa - o prédio mais alto do mundo - Cruise respondeu a pergunta com uma única palavra: "Cair". 

"Uma coisa é ver, outra coisa é tentar realizar (...). No primeiro momento, vocês sabem que eu tenho uma pequena pá e uma cordinha. Eu me lembro de estar lá dizendo: 'Essa é a hora da verdade'", contou Cruise, conhecido por dispensar dublês nas suas cenas.

O ator está em Dubai para a pré-estreia da franquia no festival de cinema anual da cidade. Cruise contou que os cineastas precisavam monitorar a temperatura na parte externa da torre para que ele não se queimasse, o que ele disse não ter sido o único desafio. "Tive que descobrir como voar", contou.

"Precisei descobrir como usar os meus pés como um leme, porque você tem ventos cruzados lá em cima. Demorou um pouco para descobrir como não sair batendo a cabeça no prédio. Fiquei muito animado, porque achei que seria muito divertido para a plateia e muito desafiador, então por isso que eu fiz.". Segundo o ator, os testes para praticar os movimentos foram feitos em uma estrutura com o tamanho equivalente a quatro andares do edifício. 

Cruise contou que a primeira coisa que pensou ao chegar no prédio foi: "Espero que eu não caia". O ator ainda conta que sua mulher, a atriz Katie Holmes, o apoia e está acostumada a vê-lo correr riscos nesse tipo de cena. Mas isso não torna ver o marido pendurado por cabos de aço no prédio uma tarefa mais fácil. O diretor Brad Bird disse que Holmes assistiu à gravação de uma cena ao lado do edifício e disse: "Ok, terminamos". "Quando você o vê fora do edifício é desesperador", conta o diretor. 

A première em Dubai é uma das primeiras do filme, que ainda será divulgado em diversos países. O Brasil recebe a pré-estreia no Rio de Janeiro no dia 14 de dezembro. A cidade será a única da América Latina a receber o astro durante a turnê de divulgação da produção.

*com informações da Reuters.