Topo

Diretor de "Restrepo" volta a Sundance com documentário sobre colega de profissão

Tim Hetherington durante as filmagens de "Restrepo" no Afeganistão  - Tim Hetherington/Divulgação
Tim Hetherington durante as filmagens de "Restrepo" no Afeganistão Imagem: Tim Hetherington/Divulgação

De Park City, em Utah

21/01/2013 22h29

O diretor Sebastian Junger, responsável pelo aclamado documentário de guerra “Restrepo”, está de volta a Sundance após três anos para divulgar seu novo filme, embora afirme não estar tão feliz pelas circunstâncias.

O documentário "Which Way Is the Front Line from Here? The Life and Time of Tim Hetherington" conta a história do co-diretor de “Restrepo” e colega de Junger, que foi morto ao cobrir os conflitos na Líbia em abril de 2011.

Ao lado do produtor James Brabazon, Junger está de volta em Sundance para promover o novo filme, que reconta a vida de Hetherington desde que começou a estudar fotografia no Reino Unido até sua consagração como documentarista em regiões de conflito.

Retrato de uma tropa norte-americana no Afeganistão, "Restrepo" foi consagrado em Sundance e chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Documentário. Seis semanas depois da cerimônia, Hetherington foi morto por estilhaços de um morteiro.

O cinegrafista dizia ter planos de abandonar a cobertura de regiões perigosas após retornar da sua viagem à Líbia, mas Junger e Brabazon afirmam não ter tanta certeza de que ele deixaria de fazer isso tão cedo.