Topo

Fotógrafo oficial do Festival de Berlim inaugura exposição de fotos

07/02/2011 15h41

BERLIM, Alemanha - O fotógrafo alemão Gerhard Kassner, o retratista oficial do Festival de Berlim, expõe a partir desta segunda-feira uma seleção de fotos das estrelas que passaram pelo evento.

"De repente eles estão na sua frente, você os cumprimenta, troca duas frases, se concentra no trabalho e em dois ou três minutos acabou a sessão. A cena se repete cinco, oito, dez vezes por dia, o quanto durar o festival", resume Kassner para a Agência Efe como é seu trabalho diário no Festival de Berlim.

Mick Jagger, Antonio Banderas, Madonna, George Clooney, Nicole Kidman, Martin Scorsese e Jack Nicholson são alguns dos atores e diretores que posaram para Kassner e têm seus rostos exibidos no salão VIP do Hotel Hyatt.

"São de 100 a 120 retratos a cada edição do festival. Ou seja, quase mil em meus sete anos de trabalho. Todo um exercício de concentração e precisão, já que em horas devem estar assinados e expostos no Festival de Berlim", prossegue Kassner.

Cada uma das estrelas convidadas passa por seu pequeno estúdio no Hyatt e se submete a uma rápida sessão fotográfica, em geral antes da apresentação para a imprensa.

"Tenho uma vantagem em relação a meus colegas credenciados porque nenhum escapa da minha câmara, todos aparecem solícitos, maquiados e sorridentes. A desvantagem, em contrapartida, é que não farei uma imagem desprevenida ou inoportuna, mas que talvez desse a volta ao mundo", brinca o fotógrafo.

"Todos recebem o mesmo tratamento. Novatos, veteranos, grandes divas ou novos talentos da direção", sustenta Kassner, apesar de confessar que, à margem do profissional, sente algo diferente quando tem na sua frente uma Madonna.

A rainha do pop estará e não estará este ano no Festival de Berlim, já que irá à capital alemã para promover seu próximo filme como diretora, mas fora do programa do festival.