Topo

Mostra de Cinema Brasileiro em Madri homenageia Jorge Amado e Tom Jobim

Cena do filme "Capitães da Areia", releitura do livro de Jorge Amado pela sua neta Cecília Amado, que abre a Mostra de Cinema Brasileiro em Madri - Divulgação
Cena do filme "Capitães da Areia", releitura do livro de Jorge Amado pela sua neta Cecília Amado, que abre a Mostra de Cinema Brasileiro em Madri Imagem: Divulgação

De Madri

15/11/2012 19h07

A Mostra de Cinema Brasileiro em Madri (Novocine) inaugura nesta quinta-feira (15) sua sexta edição, com uma programação que presta homenagem ao escritor Jorge Amado e ao compositor Antônio Carlos Jobim.

Até o dia 22, o festival, organizado pela embaixada brasileira e a Fundação Cultural Hispano Brasileira, projetará em dois cinemas da capital espanhola e com entrada franca cinco longas-metragens e dois documentários inéditos na Espanha.

"Tentamos oferecer uma mostra bastante variada. Temos desde cinema de autor até o cinema mais comercial, mas neste ano demos destaque aos filmes que propõem alguma fusão com outras artes, como é o caso da literatura e da música", disse hoje em entrevista coletiva Carla Guimarães, programadora da mostra.

Guimarães explicou que por causa do centenário do nascimento de Jorge Amado se apresentarão duas adaptações de suas obras: o drama "Capitães de Areia" e a comédia "Quincas Berro D'água", longa dirigido por Sérgio Machado e produzida por Walter Salles.

"Capitães de Areia", que conta a história de crianças que vivem nas ruas na Bahia, inaugurará a mostra nesta noite, em uma projeção que conta com a presença da diretora Cecília Amado, neta do escritor.

"Para mim, é muito emocionante trazer o olhar de Jorge Amado sobre o Brasil, sobre o povo do Brasil, e deixar isso vivo para o mundo", indicou Cecília.

A música brasileira marcará presença através do documentário "A Música Segundo Tom Jobim", obra de Nelson Pereira dos Santos, com Dora Jobim, neta do músico.

Dora destacou que o documentário propõe um percurso musical, sem declarações, pelas criações de seu avô, uma oportunidade de conhecer sua obra "mais profundamente, para além de 'Garota de Ipanema' e 'Samba de Uma Nota Só'", e de ver como sua música repercutiu em outros artistas.

Outra produção destacada no programa é "Heleno", de José Henrique Fonseca, que conta a vida do primeiro galã do futebol do país, Heleno de Freitas, encarnado por Rodrigo Santoro, que divide a tela com a atriz colombiana Angie Cepeda.

Além disso, durante a semana poderão ser vistos títulos como "Amor?", obra mais recente de João Jardim, indicado ao Oscar de melhor documentário por "Lixo Extraordinário", que mescla realidade e ficção com testemunhos sobre diferentes casos de violência de gênero interpretados por atores.

"Riscado", de Gustavo Pizzi e Karine Teles, faz uma reflexão sobre a importância da sorte na vida artística e quanto esforço e talento são necessários para alcançar o sucesso.

E o aclamado "Corações sujos", que narra a história de um guerreiro japonês que migra para o Brasil após a derrota de seu país na Segunda Guerra Mundial, completa uma programação que ainda inclui um encontro entre cineastas e o público, antes da projeção dos filmes.

A Fundação Cultural Hispano-Brasileira é uma instituição sem fins lucrativos, que nasceu por iniciativa da Embaixada do Brasil na Espanha e a Universidade de Salamanca, com o objetivo de fomentar e desenvolver o conhecimento da realidade brasileira na Espanha.