Topo

Na era de produções em 3D, Anthony Hopkins defende filme ''intimista''

20/04/2010 17h32

Por Bob Tourtellotte

  • Kevin Winter/Getty Images

    Anthony Hopkins participa de première em Los Angeles, em imagem de 2010

LOS ANGELES - Qual é o lado negativo de efeitos especiais digitais e filmes em 3D tomarem conta das salas de cinema? Um aspecto, pelo menos, é que os fãs podem perder de vista artistas como Anthony Hopkins.

Aos 72 anos, o ator premiado com o Oscar diz que as ofertas de trabalho diminuíram nos últimos anos. Ele acha que papéis em filmes como "The City of Your Final Destination", que será lançado nos Estados Unidos, são mais prazerosos porque obras desse tipo são "bastante serenas e intimistas".

Isto não quer dizer que sir Anthony não se interesse em trabalhar com efeitos especiais e muita ação. Ele atuou no recente filme de horror "O Lobisomen" e no de animação computadorizada "A Lenda de Beowulf".

Mas com filmes de grandes orçamentos como "Avatar" e "Fúria de Titãs" dominando os grandes lançamentos dos estúdios - trabalhos em que a interpretação se dá usando greenscreen (telas verdes) e o cenário e os dublês são acrescentados digitalmente - dramas centrados em personagens reais, tais como em "City of Your Final Destination", obtêm menos investimento em marketing e são exibidos em um número bem menor de salas de cinemas.

Como resultado, desempenhos como o de Hopkins no papel de um cavalheiro velho e excêntrico chamado Adam - na primeira vez em que ele interpreta um homossexual no cinema - com frequência não conseguem chegar às plateias de cinema.

"Fiz alguns greenscreens e se eles funcionam, então está bem", disse ele. "Mas agora a audiência é tão esperta. Acho que quando se vê alguns filmes, pode-se saber se é greenscreen e, de algum modo, aquilo parece descolado da interpretação".

Isso não acontecerá com "City of Your Final Destination", que foi dirigido por James Ivory, com base em roteiro de Ruth Prawer Jhabvala. Ao lado do parceiro de Ivory na produção, Ismail Merchant, que faleceu em 2005, o trio foi responsável por dramas de sucesso como "Retorno a Howards End" e "Vestígios do Dia". Em 1991, levou uma estatueta pelo papel do serial killer Hannibal Lecter em "O Silêncio dos Inocentes".

Mas as produções de Merchant/Ivory entraram num período difícil no fim de 1990 e na década de 2000 à medida que filmes de ação ou baseados em personagens de quadrinhos ganharam mais espaço em Hollywood. As obras "A Taça de Ouro", de 2000, e "À Francesa", de 2003, foram fracassos de bilheteria.

"City of Your Final Destination" foi rodado em 2007, mas somente agora terá um lançamento limitado em grandes cidades dos Estados Unidos, nos próximos meses. Conta a história de um jovem que quer escrever a biografia de um escritor falecido, chamado Jules Gund. Para isso, viaja para a casa de Gund em uma área rural de um país latino-americano para obter a permissão da família do autor. O filme foi rodado na Argentina.