Topo

Marco Nanini estrela nova versão de "O Bem-Amado"

Odorico Paraguaçu (Marco Nanini) cumprimenta as irmãs Cajazeiras (Zezé Polessa, Andrea Beltrão e Drica Moraes) em cena do filme ""O Bem Amado"" - Ana Stewart/ Divulgação
Odorico Paraguaçu (Marco Nanini) cumprimenta as irmãs Cajazeiras (Zezé Polessa, Andrea Beltrão e Drica Moraes) em cena do filme ''O Bem Amado'' Imagem: Ana Stewart/ Divulgação

22/07/2010 14h10

SÃO PAULO - A comédia "O Bem- Amado", de Guel Arraes, atualiza e também amplia os significados da peça de Dias Gomes, chamada "Odorico, O Bem Amado ou Os Mistérios do Amor e da Morte", escrita em 1962, que deu origem à famosa novela (exibida em 1973) e série (exibida entre 1980 e 1984).

Novo intérprete de Odorico Paraguaçu nesta versão, foi o ator Marco Nanini quem deu o pontapé inicial no projeto ao comprar os direitos da peça, há cerca de quatro anos, chamando depois Arraes para a adaptação (este divide os créditos do roteiro com Cláudio Paiva).

Além das trocas de atores, como José Wilker no lugar de Lima Duarte no papel do cangaceiro Zeca Diabo, houve também radicais mudanças de tom nas caracterizações de personagens-chave. Um caso típico é o das irmãs Cajazeiras (que eram Ida Gomes, Dorinha Duval e Dirce Migliaccio), no filme rejuvenescidas e encarnadas de maneira bem mais atrevida pelas atrizes Andréa Beltrão, Zezé Polessa e Drica Moraes.

Basicamente, a história continua a mesma. Prefeito populista da cidadezinha de Sucupira, Odorico Paraguaçu (Nanini) desvia recursos públicos e constrói um cemitério como a grande obra de sua administração.

O tempo passa e não morre ninguém e o principal opositor do prefeito, o político e jornalista Vladimir (Tonico Pereira), ganha argumentos para uma grande campanha através de seu jornal.

ASSISTA AO TRAILER DO FILME "O BEM AMADO"

É quando Odorico, que cultiva uma relação amorosa com as três irmãs Cajazeiras, sabe por elas da existência de um primo, supostamente acometido por uma doença mortal (Bruno Garcia). Mais uma vez, a morte demora, e o prefeito resolve reconduzir à cidade o famoso Zeca Diabo (José Wilker), o cangaceiro que matou seu antecessor.

Preocupações com a atualidade da nova versão levaram, por exemplo, o diretor a mudar o final do filme quando já estava pronto. O final anterior, que é o mesmo da peça original, colocava Vladimir, que a vida toda combateu ferozmente Odorico Paraguaçu lendo um elogio fúnebre à beira de seu túmulo, finalmente inaugurando o cemitério superfaturado e até então inútil de Sucupira.

Neste novo final, o jovem jornalista Neco Pedreira (Caio Blat) é visto numa reportagem de televisão que inclui imagens reais da campanha pela volta das eleições diretas, em 1984.

No Cine PE, festival pernambucano que o filme abriu fora de competição, em abril, o diretor justificou esta mudança como sua forma de "responder a um descrédito com a política, mostrando uma terceira via que a peça não tem".

Copatrocinado pela TV Globo, o filme terá brevemente uma versão em microssérie de quatro capítulos.

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb