Topo

Jean-Luc Godard avisou a Academia de Hollywood que não vai receber o Oscar honorário

Durante as filmagens de "Sympathy for the Devil" (1968), Jean-Luc Godard cumprimenta Bill Wyman enquanto Mick Jagger afina o violão - Divulgação
Durante as filmagens de "Sympathy for the Devil" (1968), Jean-Luc Godard cumprimenta Bill Wyman enquanto Mick Jagger afina o violão Imagem: Divulgação

JILL SERJEANT

25/10/2010 20h47

LOS ANGELES, EUA - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood disse nesta segunda (25) que o cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard não vai ao jantar de gala, marcado para novembro, em Hollywood, onde será homenageado com um Oscar honorário.

Godard, de 79 anos, foi convidado para a cerimônia de 13 de novembro para receber um Oscar honorário que marca seus 50 anos como "um dos mais seminais modernistas da história do cinema" por meio de filmes como "Acossado" e "Sympathy for the Devil".

Mas a Academia disse que depois de "um período de dois meses de cordial troca de correspondências", Godard notificou o presidente da Academia Tom Sherak que não poderia comparecer à cerimônia.

"Ele reiterou os agradecimentos pelo prêmio", disse Sherak em uma nota, "e também mandou lembranças às outras personalidades que serão homenageadas na mesma noite - Kevin Bownlow, Francis Ford Coppola e Eli Wallach -- a quem ele se refere como 'os três mosqueteiros'".

A cerimônia vai prestar tributo a Godard através de clipes e comentários de admiradores. O prêmio será aceito em nome de Godard pela Academia, e a estatueta será entregue a ele na Suíça, disse a instituição.

Godard, que prefere fazer filmes de baixo orçamento, preferiu ficar longe de grandes eventos públicos, incluindo o Festival de Cannes de 2010.

No ano passado, a Academia transferiu a sua cerimônia de entrega do Oscar honorário para novembro em vez de entregar os prêmios durante a festa de fevereiro.