Topo

Instituto de Cinema dos EUA tem "Toy Story 3" e "A Origem" entre os 10 mais do ano

Personagens do filme ""Toy Story 3", da Pixar - Divulgação
Personagens do filme ''Toy Story 3", da Pixar Imagem: Divulgação

13/12/2010 12h16

LOS ANGELES - "Toy Story 3" e "A Origem", dois dos maiores sucessos de bilheterias deste ano, estão na lista dos dez melhores filmes de 2010 divulgada pelo Instituto de Cinema Americano, disseram os organizadores no domingo.

Entre os outros filmes escolhidos pela principal entidade do cinema estão "Cisne Negro", "O Vencedor", "Minhas Mães e Meu Pai", "127 Horas", "A Rede Social", "Bravura Indômita" e "Inverno da Alma".

O grupo, uma das entidades da indústria do cinema que relacionam os melhores do ano antes da temporada de premiações, não coloca os filmes na lista segundo uma ordem de mérito.

As escolhas seguiram um caminho previsível, listando os filmes mais aclamados no mercado comercial e artístico. "Black Swan" e "O Vencedor" acabaram de estrear enquanto a regravação de "Bravura Indômita" pelos irmãos Coen chega às bilheterias neste mês.

Os resultados foram determinados por um júri de críticos e outras personalidades renomadas na indústria do cinema.

Outro júri escolheu os melhores programas de TV do ano. A maioria ganhou Emmys em agosto. Na lista estão "The Big C", "Boardwalk Empire", "Breaking Bad", "Glee", "Mad Men", "Modern Family", "The Pacific", "Temple Grandin", "30 Rock" e "The Walking Dead".

A Instituto de Cinema Americano realizará sua cerimônia em homenagem aos melhores em um almoço fechado em Los Angeles, no dia 14 de janeiro.

(Reportagem de Dean Goodman)