08/09/2007 - 15h38 Filme de Ang Lee vence o Festival de Veneza; Brad Pitt é o melhor ator Da Redação, Com informações da AFP AFP Ang Lee com o Leão de Ouro recebido por Lust, Caution | VENEZA, 8 Set 2007 (AFP) - O filme "Lust, Caution", do diretor taiwanês Ang Lee, foi o grande vencedor neste sábado do Leão de Ouro da 64ª Mostra de Cinema de Veneza. É o segundo Leão de Ouro de Ang Lee, que o recebeu também há dois anos por "O Segredo de Brokeback Mountain".
A Copa Volpi, prêmio de melhor interpretação masculina, foi concedida neste sábado ao ator Brad Pitt. O prêmio de melhor atriz coube à atriz australiana Cate Blanchett.
O ator de 42 anos foi premiado por sua atuação no filme "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford", de Andrew Dominik.
Blanchett foi premiada por sua original interpretação de Bob Dylan no filme americano "I'm Not There", de Todd Haynes, no qual encarna uma das muitas almas do cantor. A atriz, que não se encontra em Veneza, enviou uma mensagem de agradecimento tanto pelo prêmio como pela possibilidade de fazer um filme tão complexo e original.
O veterano diretor de cinema americano Brian De Palma conquistou o Leão de Prata por seu filme contra a guerra no Iraque, "Redacted". E o diretor e ator de cinema russo Nikita Mikhalkov foi premiado pelo conjunto da obra. Mikhalkov, de 62 anos, apresentou o filme "12", que fala das conseqüências da guerra da Chechênia na sociedade russa.
O surpreendente e divertido filme "La Graine et le Mulet", do cineasta franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, dividiu o Prêmio Especial do Júri com "I'm Not There".
A comédia de Kechiche, que narra as peripécias de imigrantes para sobreviver na França, encantou tanto a crítica quanto o público. |