UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

28/08/2008 - 11h32

Filme alemão, primeiro longa da competição, não empolga

MARIANE MORISAWA

Colaboração para o UOL, de Veneza
Um triângulo amoroso que se passa na antiga Alemanha Oriental abriu a competição do Festival de Veneza, na quarta-feira à noite. O alemão "Jerichow", de Christian Petzold, levou muitos compatriotas à sessão de imprensa, mas teve recepção moderada.

AFP Photo
Os alemães Benno Furmann e Nina Hoss estão no elenco do longa do compatriota Christian Petzold
IMAGENS DE "JERICHOW"
IMAGENS DE VENEZA EM 28/8
O filme conta a história de Thomas (Benno Fürmann), um rapaz desempregado que vira homem de confiança do turco Ali (Hilmi Sözer), bem-sucedido empresário do ramo de lanchonetes, e acaba se envolvendo com a mulher dele, Laura (Nina Hoss). Aos poucos, pequenos segredos vão se revelando e complicando essas relações, resvalando em temas como o valor do dinheiro e o preconceito com imigrantes.

"Jerichow" é a quarta colaboração de Nina Hoss com o diretor - ela esteve em "Yella" (2007), "Wolfsburg" (2003) e "O Homem Morto" (2001). "Acho que provavelmente desenvolvemos uma língua comum. Sou fascinada pelas mesmas coisas que ele. Nossa cooperação é de estímulo mútuo", disse a atriz na coletiva de imprensa, na manhã da quinta-feira 28.

Os atores comentaram as cenas passadas em carros nos filmes de Petzold, filmadas com automóveis em movimento, realmente dirigidos pelos atores. "Quando é a quarta vez que você trabalha com o diretor, você já esta acostumada. Já me habituei aos carros. Isso influencia o jeito de você atuar", disse Nina. "Quando você realmente está dirigindo, a cena ganha realismo", afirmou Benno.

Para o cineasta Christian Petzold, o carro deixou de ser apenas um meio de transporte para se tornar um ambiente social. "Quando meus pais decidiram se separar, eles discutiram sobre isso no carro, não na sala de estar", contou.

Compartilhe: