UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

31/08/2008 - 15h34

O francês "L'Autre" destaca-se por autoralidade

MARIANE MORISAWA

Colaboração para o UOL, de Veneza
Uma mulher martela o espelho do banheiro. Depois, martela sua própria cabeça e passa a sangrar. É com essa cena forte que começa "L'Autre" (A Outra), filme dos franceses Patrick Mario Bernard e Pierre Trividic exibido na noite do sábado 30 para a imprensa, no Festival de Veneza.

A primeira coisa a dizer é que se trata de um filme digno de estar numa competição. Não se discute a qualidade - o longa se perde em algumas referências místicas desnecessárias, por exemplo -, mas sobre sua proposta artística.

"L'Autre" tem dois autores por trás da história de Anne-Marie (Dominique Blanc, já séria candidata ao prêmio de melhor atriz), uma mulher beirando os 50 anos e muito independente. Acaba de se separar do marido Alex (Cyril Gueï), justamente porque ele deseja um relacionamento tradicional e ela deseja manter sua liberdade. Mas, quando a protagonista descobre que seu ex tem nova amante, sua vida e sua personalidade começam a se desintegrar em suspeitas e alucinações.

"Lemos o livro 'L'Occupation', de Annie Ernaux, e imediatamente pensamos numa adaptação, com a participação de Dominique Blanc, que queríamos por ser uma atriz forte e muito criativa. Era a única capaz de carregar esta personagem em seus ombros", disse Trividic na coletiva de imprensa no domingo pela manhã.

Dominique disse que não há método para interpretar uma personagem dessas, que se perde de si mesmo. "Você apenas fica com olhos e ouvidos abertos para ouvir a Anne-Marie que está na cabeça dos diretores", disse. "Quis interpretá-la não como uma mulher ou outra coisa, apenas como ser humano. Eu me abandonei a eles, como nunca havia feito."

A atriz também comentou sobre a cena inicial, da martelada na cabeça. "É uma cena que normalmente se pede aos homens. Foi a mais difícil e também a que me deu mais satisfação." "L'Autre" recebeu aplausos tímidos na sessão para imprensa diária.

Compartilhe: