UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

03/09/2008 - 10h33

"Estamos vivendo um tempo infantilizado", diz diretor de "The Sky Crawlers"

MARIANE MORISAWA

Colaboração para o UOL, de Veneza
"The Sky Crawlers", dirigido por Mamoru Oshii, exibido para a imprensa na noite da terça-feira 2, é completamente diferente de "Gake no ue no Ponyo", de Hayao Miyazaki, a outra animação japonesa em competição no Festival de Veneza. "Ponyo" freqüenta as listas de preferidos dos jornalistas, mas é um filme infantil, para crianças de até 6 anos de idade. O sucesso explica bem o que Oshii quis dizer em seu longa-metragem. "Incluindo o que chamamos de Guerra Fria, estamos vivendo um período longo de paz, que pode ser definido como um tempo das crianças, um tempo infantilizado. Foi isso que tentei descrever", disse o diretor na coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira 3.

AFP
"The Sky crawlers" foi representado em Veneza pelos atores Ryo Kase e Rinko Kikuchi e pelo diretor Mamoru Oshii
FOTOS DE "THE SKY CRAWLERS"
ASSISTA AO TRAILER DO FILME
IMAGENS DE VENEZA EM 3/9
A sofisticada animação dá vida a personagens que não crescem e não envelhecem, eternamente presos na adolescência. São pilotos contratados para participar de uma guerra-espetáculo, criada para ser assistida por espectadores. As batalhas no ar são realmente um show à parte. "Na maior parte dos filmes, você vê pilotos sentados no cockpit lutando, em cenas normalmente muito estáticas. Tentei mostrar o esforço, a dor física, de quem pilota um avião. E contrapor essa ação com a vida no chão, que para eles é muito parada. Aqueles personagens são completos quando são pilotos", afirmou o diretor.

Ryo Kase, de "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood, interpreta o protagonista, Yuichi Kannami, um piloto que acaba de chegar a sua nova base. "Foi um desafio porque você não pode usar seu rosto. É uma experiência interessante", afirmou. Rinko Kikuchi, atriz de "Babel", de Alejandro González Iñarritú, faz a voz de Suito Kusanagi, a dura comandante de uma base de pilotos. "Foi difícil, a estrutura psicológica é complexa, e você não está na cena fisicamente, só pode usar a voz", disse. A animação foi bem aplaudida na sessão de imprensa.

Compartilhe: