UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA

Siga UOL Cinema

Sites e Revistas

Arquivo

06/09/2008 - 12h10

Filme de sete horas e meia ganha prêmio da seção "Orizzonti"

MARIANE MORISAWA

Colaboração para o UOL, de Veneza
O júri da seção "Orizzonti", do 65o Festival de Veneza, premiou no começo da tarde deste sábado, 6, o filme "Melancholia", do filipino Lav Dias, que tem sete horas e meia de duração. "Este é para o meu país e o nosso cinema", disse o cineasta.

EFE
O francês "Un Lac", de Philippe Grandrieux (foto), recebeu menção honrosa na mostra paralela Horizzonti
A presidente do júri, a diretora belga Chantal Akerman, disse que a decisão foi unânime entre seus colegas - a crítica francesa Nicole Brenez, a atriz e documentarista italiana Barbara Cupisti, o cineasta espanhol Jose Luis Guerin e o diretor estoniano Veiko Ounpuu.

Entre os documentários, o vencedor foi o italiano "Below Sea Level", de Gianfranco Rosi. Barbara Cupisti entregou o prêmio para seu compatriota e afirmou: "Desejo que graças a esse prêmio os documentários na Itália achem seu caminho novamente porque temos uma grande tradição no formato". "É uma surpresa estar aqui", disse Rosi nos agradecimentos.

O júri concedeu ainda duas menções honrosas: ao filme "Women", co-produção China-Suíça dirigida por Huang Wenhai, e ao francês "Un Lac", de Philippe Grandrieux.

Compartilhe: