UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
15/05/2008 - 09h39

Direto da Croisette: Recepção ao filme de Meirelles é melhor na sessão de gala

THIAGO STIVALETTI

Colaboração para o UOL, de Cannes
· Depois da reação fria e silenciosa da exibição de imprensa, Fernando Meirelles teve mais sorte na sessão de gala que abriu o Festival oficialmente ontem à noite. "Ensaio sobre a Cegueira" recebeu quase oito minutos de aplausos dos convidados após o fim do filme.

Francois Mori/AP Photo
Na sessão de gala, "Ensaio Sobre a Cegueira" foi aplaudido por 8 minutos
Crédito
Santoro retrucou jornalista que chamou o cinema brasileiro de "tipo exportação"
PREMIÈRE DE "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA"
ESTRÉIA DE "LEONERA", DE PABLO TRAPERO
· Na festa do longa, Gael García Bernal desmentia a conhecidos o boato de que será pai em breve. Na semana passada, revistas sensacionalistas argentinas davam conta de que a atriz portennha Dolores Fonzi, com quem contracenou num filme em 2001, estaria esperando um filho seu.

· Astros de Hollywood nos anos 70, Dennis Hopper e Faye Dunaway foram dois dos mais disputados no tapete vermelho da sessão de abertura. Uma presença inusitada num festival de cinema de arte foi a de Eva Longoria, a Gabi da série "Desperate Housewives". A atriz é a garota-propaganda de um dos patrocinadores do festival.

· Por causa de um atraso no vôo que o trouxe de Los Angeles, Rodrigo Santoro não conseguiu entrar na sessão de gala de "Ensaio sobre a Cegueira", mas correu para cumprimentar Fernando Meirelles na festa do filme. Nesta quinta, o ator participou da coletiva do filme argentino "Leonera", no qual atua. Santoro fica na Croisette ate dia 22 para apresentar o épico "Che", de Steven Soderbergh, com mais de quatro horas, no qual interpreta o irmão de Fidel, Raul Castro.

· Na coletiva de "Leonera", Santoro foi duro com um jornalista mexicano que ironicamente agradeceu ao diretor Pablo Trapero por "fazer filmes que tratam dos problemas de seu país, ao contrario do cinema de exportação feito por mexicanos e brasileiros". O astro pediu a palavra para dizer que não se pode generalizar, e que há muitos cineastas no Brasil que fazem filmes menos voltados ao mercado externo. E o recomendou assistir ao longa "A Festa da Menina Morta", do colega Matheus Nachtergaele, que será exibido na mostra Um Certo Olhar.

· Na porta do Palácio dos Festivais, encontra-se sempre alguns turistas e moradores que ficam plantados durante horas com placas na mão em que se diz, por exemplo, "Um convite para a sessão de 'Blindness', por favor". Quase sempre, voltam para casa de mãos abanando.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host