UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
25/05/2008 - 16h19

Palma de Ouro vai para 'prata da casa' em Cannes

THIAGO STIVALETTI

Colaboração para o UOL, de Cannes
Após 21 anos sem receber a sua maior honraria cinematográfica, a França venceu em casa e foi a grande premiada do 61º Festival de Cannes. "Entre les Murs" (Entre as Paredes), de Laurent Cantet, apontado como favorito por UOL Cinema, recebeu a Palma de Ouro neste domingo, na cerimônia de encerramento do festival. O último francês que tinha conseguido a façanha foi "Sob o Sol de Satã", de Maurice Pialat, em 1987.

AFP/ Anne-Christine Poujoulat
Laurent Cantet à frente do elenco de "Entre les Murs", vencedor da Palma de Ouro
VEJA FOTOS DA PREMIAÇÃO
VEJA LISTA DOS PREMIADOS
LEIA MAIS SOBRE SANDRA CORVELONI
Ao entregar o prêmio para o diretor francês, Rober De Niro declarou: "Em 1976, estive aqui com um pequeno filme que acabou levando a Palma de Ouro, 'Taxi Driver', que concorreu com outras grandes obras como 'O Inquilino', de Roman Polanski, e 'A Marquesa de O', de Eric Rohmer. Acredito que o júri de Sean Penn tenha tido a mesma dificuldade para escolher os premiados entre filmes tão bons".

O júri seguiu as indicações de Sean Penn, o presidente, na coletiva de imprensa inicial de que os prêmios contemplariam filmes políticos. "Entre as Paredes" retrata o dia-a-dia de um professor de cólegio que lida com alunos das mais diversas origens e etnias, em meio a problemas como a ameaça de expulsão da França vivida pelos imigrantes.

Antes da premiação, Penn anunciou que a Palma de Ouro, o mais importante prêmio do festival, e o vencedor do prêmio de melhor ator (Benicio Del Toro, por "Che", de Steve Soderbergh) foram as únicas unanimidades entre os prêmios concedidos pelo júri.

Del Toro dedicou seus agradecimentos pela conquista a Soderbergh: "por ter me ajudado todos os dias a encontrar energia para o personagem", declarou.

A Itália também foi agraciada pelo festival. Os dois filmes que concorriam pelo país saíram premiados. "Gomororra", de Matteo Garrone, recebeu o Grande Prêmio do Júri (segundo mais relevante) e o político "Il Divo", filme sobre ex-primeiro-ministro Giulio Andreotti de Paolo Sorrentino, ficou com o Prêmio do Júri (distinto do anterior).

Elogiado ao longo do festival, "Os Três Macacos" proporcionou ao cineasta turco Nuri Bilge Ceylan o prêmio de direção. "O Silêncio de Lorna", dos irmãos belgas Dardenne, levou o prêmio de roteiro.

Foram entregues ainda dois prêmios honorários pela conjunto da obra: à atriz francesa Catherine Deneuve - do elenco do concorrente "Um Conto de Noel", de Arnaud Desplechin - e ao diretor americano Clint Eastwood, que concorreu à Palma de Ouro com "The Exchange" (A Troca). A ausência mais sentida entre os premiados foi a animação israelense "Valsa com Bashir", bastante aplaudido em suas sessões.

Brasil Premiado

É bem verdade que "Linha de Passe", que aparecia com boas cotações entre os críticos, era cogitado para sair de Cannes com alguma premiação, como de roteiro. Mas o prêmio de melhor atriz para Sandra Corveloni foi uma completa surpresa para os diretores brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas, que receberam o prêmio em nome da intérprete, que não acompanhou o elenco do filme por causa de problemas pessoais.

Em francês, Walter Salles agradeceu: "Estou orgulhoso de fazer parte de uma profissão na qual possa colocar toda minha nação em uma tela".

Daniela Thomas fez uma reverência diretamente à atriz em sua declaração em português: "Querida, você não pôde vir com a gente a Cannes, mas seu espírito sempre esteve conosco". E completou, em inglês, para toda a platéia, que o prêmio vem em boa hora para a vida da atriz que sofreu recentemente o duro golpe da perda do bebê que esperava, e por isso não participou do evento.

Depois de "A Festa da Menina Morta" não vencer nenhum prêmio na disputa da seleção da mostra "Um Certo Olhar", Matheus Nachtergaele perdeu sua última chance de sair premiado em Cannes. O "Câmera de Ouro", estímulo dado novos cineastas, foi para "Hunger" (Reino Unido), de Steve McQueen, que concorria com outros 21 filmes de estréia na direção em todas as mostras do festival.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host