UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
24/05/2009 - 15h47

Filme de Haneke ganha a Palma de Ouro; filipino surpreende e ganha prêmio de direção

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL, de Cannes
(atualizada às 17h30)

Foram anunciados neste domingo (24) os vencedores do 62º Festival de Cannes. "Das Weisse Band" (A Fita Branca), do austríaco Michael Haneke ficou com a Palma de Ouro, o prêmio mais importante do festival. O francês Jacques Audiard, que impressionou Cannes com o drama "Un Prophète", ficou com o Grande Prêmio do Júri.
  • AP

    O diretor austríaco Michael Haneke recebe a Palma de Ouro da atriz Isabelle Huppert

Em coletiva de imprensa após a premiação, a presidente do júri, a atriz francesa Isabelle Huppert negou ter privilegiado o diretor austríaco por já ter trabalhado com ele outras vezes (ela atuou em "A Professora de Piano", de Haneke, e ganhou o prêmio de melhor atriz em Cannes por seu papel).

"Foi um prêmio para o filme antes de tudo, e não para o diretor. Por acaso eu já trabalhei com ele, mas isso não pesou na escolha", disse Huppert. "O cinema de Haneke possui um forte senso de humanidade. É uma humanidade que toma caminhos estranhos, o que o torna ainda mais interessante. Além disso, ele adotou um tom e um estilo diferente de tudo que já havia feito. É um filme muito filosófico e ao mesmo tempo muito ético, porque mantém a distância perfeita do seu tema", explicou a presidente do júri.

Michael Haneke disse que tentou não dar ouvidos aos rumores de que venceria a Palma de Ouro desta vez, após quatro tentativas frustradas. "Em 2005, também havia fortes rumores de que eu levaria a Palma com 'Caché', e no fim isso não aconteceu. Então, tentei ficar tranquilo desta vez. Só nas duas horas antes da premiação, quando te chamam para a cerimônia e você intui que vai levar algum prêmio, é que a ansiedade toma conta."

Ele não conseguiu comentar os méritos que levaram "Das Weisse Band" ao prêmio máximo. "Como cineasta, só vejo os defeitos dos meus filmes. Nunca estou 100% satisfeito com o resultado. Mas agora, só quero lembrar que a Palma de Ouro é o maior prêmio que podemos ganhar no mundo do cinema".

"Das Weisse Band" mostra o cotidiano de um vilarejo no norte da Alemanha às vésperas da eclosão da Primeira Guerra Mundial, onde estranhos rituais punitivos antecipam o surgimento do nazismo.

Surpresas na premiação
Os críticos previam que Heneke e Audiard dividissem prêmios importantes, mas a grande surpresa no anúncio foi a escolha do filipino Brillante Mendoza, de "Kinatay", como melhor diretor. O prêmio de melhor roteiro também surpreendeu, ficando com o filme chinês "Spring Fever", que teve recepção fria da crítica.

O cineasta turco Nuri Bilge Ceylan, um dos membros do júri, explicou o prêmio de direção para o filipino Mendoza: "'Kinatay' é um dos filmes mais poderosos e originais da seleção. Mendoza conseguiu criar um estilo que se encaixa perfeitamente ao tema", disse. O escritor britânico Hanif Kureishi, também do júri, brincou: "Às vezes, a boa arte pode ser muito dura, mas não quero ver este filme de novo".

O prêmio de melhor ator foi para Christoph Waltz, de "Bastardos Inglórios", enquanto o prêmio de melhor atriz ficou com Charlotte Gainsbourg, do polêmico "Anticristo", de Lars Von Trier. "Vivi a experiência mais fantástica e dolorosa da minha vida", disse a atriz, que agradeceu à mãe Jane Birkin e disse que seu pai, Serge Gainsbourg, estaria "orgulhoso" dela.

Veja a lista dos vencedores:

Palma de Ouro
"Das Weisse Band", de Michael Haneke

Grande Prêmio do Júri
"Un Prophète", de Jacques Audiard

Prêmio do Júri
"Fish Tank", de Andrea Arnold e "Bakjwi", de Park Chan-Wook

Prêmio de roteiro
"Spring Fever", de Lou Ye

Prêmio de direção
Brillante Mendoza ("Kinatay")

Prêmio de melhor atriz
Charlotte Gainsbourg ("Anticristo")

Prêmio de melhor ator
Christoph Waltz ("Bastardos Inglórios")

Palma de Ouro de curta metragem
"Arena", João Salaviza

Menção especial na seleção de curtas
"The six dolar fifty man", de Mark Albiston e Louis Sutherland

Prêmio Câmera de Ouro, para diretor estreante
Warwick Thornton ("Samson and Delilah")

Menção especial do prêmio Câmera de Ouro
"Ajami", de Scandar Copti e Yaron Shani

Prêmio especial do júri pelo conjunto da carreira
Alan Resnais

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host