! Festival de Cannes encerra hoje com Palma de Ouro - 23/05/2010 -
UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
23/05/2010 - 13h59

Festival de Cannes encerra hoje com Palma de Ouro

Cannes (França), 23 maio (EFE).- A 63ª edição do Festival de Cinema de Cannes se despede hoje com a entrega dos principais prêmios, entre eles a Palma de Ouro, sem ainda um favorito absoluto à vitória.

O anúncio dos filmes ganhadores deste ano será feito em cerimônia prevista para o final da tarde (horário local), após o término da competição e depois da exibição do longa "The Tree", protagonizado por Charlotte Gainsbourg, fora de competição.

Entre os favoritos para a Palma de Ouro, a julgar pela repercussão na crítica internacional, está "Biutiful", do mexicano Alejandro González Iñárritu e com o brilho do espanhol Javier Bardem, cujo nome tem grandes chances de conquistar o prêmio de Melhor Ator.

Mas também aparece entre os mais bem cotados "Another Year", dirigido pelo britânico Mike Leigh, "Des Hommes et des Dieux", do francês Xavier Beauvois, e "Poetry", do coreano Lee Chang-dong.

Para o prêmio de Melhor Ator, além de Bardem, ecoou nos últimos dias o nome de Lambert Wilson, o ator francês protagonista de Beauvois.

Já a melhor interpretação feminina tem boas chances de cair sobre as mãos da francesa Juliette Binoche, por seu papel em "Copie conforme" - do iraniano Abbas Kiarostami - ou da coreana Yun Junghee, por sua atuação em "Poetry".

Fechado para as últimas deliberações em um palacete próximo a Cannes e presidido pelo cineasta americano Tim Burton, o festival tem entre seus membros o espanhol Víctor Erice, o portorriquenho Benicio del Toro e a atriz britânica Kate Beckinsale.

O Festival não esteve isento de polêmicas neste ano, como a que repercutiu em torno da nomeação como jurado do cineasta iraniano Jafar Panahi, preso em seu país. No início do evento, um apelo foi feito em favor de Panahi.

Mas também trouxeram polêmica as projeções de "Des Hommes et des Dieux", um dos filmes que aborda as tensas relações entre França e Argélia, e de "Hors la Loi", de Rachid Bouchareb.

A exibição deste último contou com enormes medidas de segurança por causa das duras acusações contra o roteiro, considerado um filme contra os franceses.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host