! Bellocchio, um cineasta anticonformista - 20/05/2006 -
UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

20/05/2006 - 14h20
Bellocchio, um cineasta anticonformista

Daniel Deme/EFE

CANNES, França, 20 mai (AFP) - O italiano Marco Bellocchio, que escandalizou Cannes em 1986 com "Il diavolo in Corpo", afirma que se tornou mais suave com o passar dos anos, mas não se resigna, como demonstra seu último filme, "Il regista di matrimoni", apresentado neste sábado no Festival.

Conta a história de um cineasta, Sergio Castellito, que se apaixona por uma princesa siciliana, mas que foi contratado para filmar o casamento dela e que decide, então, sabotar a cerimônia.

"Meus filmes são uma visão crítica da sociedade: não são nunca obras de consenso e, portanto, podem suscitar polêmica", disse o cineasta em entrevista à AFP.

Marco Bellocchio nasceu em 1939 em Perugia, filho de um advogado e de uma professora. Iniciou a carreira em 1962, com "Ginepro Fatto Uomo". Nos anos seguintes, assumiu cada vez mais o cinema engajado, realizando obras como A China está próxima (La Cina è Vicina, 1967) e Em Nome do Pai (Nel Nome del Padre, 1971). Durante os anos 70, seus filmes continuaram a abordar questões polêmicas, como a imprensa sensacionalista em "Sbatti il monstro in prima pagina", de 1973. Também denunciou o tratamento dispensado aos loucos no documentário Matti da Slegare, de 1975, e a difícil vida dentro do serviço militar em Marcha Triunfal (Márcia Trionfale) de 1976.

Após adaptar para as telas a obra de Pirandello Henrique IV (Enrico IV, 1984), Bellocchio voltou a estar no centro da polêmica com O Diabo no Corpo (Il Diavolo in Corpo, 1986), adaptação livre do popular romance de Raymond Radiguet. O alto teor sexual - que incluía uma cena de sexo oral, chocou o mundo. O Sonho da Borboleta, de 1994, valeu a Bellocchio um Urso de Prata no Festival de Berlim. Em 1999, o diretor voltou a adaptar uma obra de Pirandello: La Balia, que venceu vários prêmios em festivais, entre eles o David di Donatello, o principal da indústria italiana.