Topo

Nostalgia: "X-Men '92" é HQ inspirada no desenho animado dos mutantes

Do UOL, em São Paulo

26/05/2017 12h12

Lançada como parte do arco "Guerras Secretas II", a história em quadrinhos "X-Men '92" trouxe de volta uma das fases mais nostálgicas dos heróis mutantes da Marvel: o desenho animado dos anos 1990, que serviu de porta de entrada para muitos fãs para as aventuras de Wolverine, Ciclope, Jubileu, Gambit e companhia.

A HQ se passa em Westchester, uma realidade alternativa dentro do Mundo Bélico criado pelo Dr. Destino em "Guerras Secretas II". Aqui, o sonho de convívio pacífico entre mutantes e humanos se concretizou... ou ao menos é o que pensam os X-Men nas primeiras páginas da revista. Aos poucos surgem novas ameaças e vilões conhecidos dos fãs, como o Ômega Vermelho e Dentes de Sabre.

Player Pablo e Claudio Prandoni comentam as primeiras edições de "X-Men '92" lançadas no Brasil e suas lembranças da série animada no episódio de hoje do GIBI, que você confere no topo desta nota.

Desenho da TV

A série animada "X-Men" foi baseada no período em que os personagens estavam aos cuidados de Chris Claremont e Jim Lee. Foi nessa época que a equipe recebeu membros como a adolescente Jubileu e a versão ninja telepata de Psylocke. Exibida entre 1992 e 1997 nos EUA, a série teve 5 temporadas e 76 episódios.

No Brasil, o desenho foi exibido pela Globo em meados dos anos 1990, primeiro na TV Colosso e depois na TV Globinho.