Topo

Ivana conhece Tereza em "A Força do Querer"

Anita (Lua Blanco) apresenta Ivana (Carol Duarte) a Tereza (Tarso Brant) em "A Força do Querer" - Estevam Avellar/TV Globo
Anita (Lua Blanco) apresenta Ivana (Carol Duarte) a Tereza (Tarso Brant) em "A Força do Querer" Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

Do UOL, no Rio

26/07/2017 18h54

Depois de desistir de viajar com Claudio (Gabriel Stauffer), Ivana (Carol Duarte) quer só afogar as mágoas, mas acaba conhecendo alguém que vai mudar sua vida em "A Força do Querer". Anita (Lua Blanco) é quem lhe apresenta Tereza (Tarso Brant) no capítulo da próxima quinta-feira (27).

A jovem se irrita com o que acha ser uma brincadeira, por ouvir o nome feminino. Tereza então explica que não mudar o nome de batismo foi uma opção.

"Quem é que bota o nome de um menino de Tereza?", pergunta a jogadora de vôlei, confusa.

"Eu nasci num corpo de menina. Só que eu não era uma menina!", explica o rapaz.

A filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) só compreende a situação quando Anita explica.

"Ele é um trans. Nasceu no corpo errado! Nunca tinha ouvido falar nele não? Procura na internet. Tereza Brant. Tem a história dele toda lá! Mostra para ela, Te!", conta.

Ivana fica surpresa ao ver uma foto dele na infância e ao ouvi-lo falar sobre como se sentia antes de fazer a transição de gênero. Nessa hora, a jovem tem um estalo. A jogadora de vôlei se identifica com a história e, em casa, começa a pesquisar sobre pessoas transexuais na internet.

Ivana (Carol Duarte) conhece Tereza (Tarso Brant) em "A Força do Querer" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Ivana (Carol Duarte) conhece Tereza (Tarso Brant) em "A Força do Querer"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

A sequência marca a estreia de Tarso em novelas. "É muito bom poder ajudar as pessoas a entender o que acontece com quem vive essa questão de identidade de gênero. Ao contrário da Ivana, que terá a Tereza para guiá-la nessas novas descobertas sobre ela mesma, eu não tive ninguém", conta.

Para Carol Duarte, a trama de Gloria Perez pode incentivar o debate sobre o assunto.

"Algumas pessoas me dizem que assistem às cenas da Ivana com a família e essa discussão está sendo tratada dentro de casa. A novela pode ser um gatilho de diálogo e busca de informação sobre o tema, o que ajuda muito no combate à rejeição às pessoas trans", acredita.