Topo

Com gráficos 2D, novo "Assassin's Creed Chronicles" visita a Índia

Com arte estilizada, os belos cenários de "Assassin"s Creed Chronicles: India" lembram os clássicos "Prince of Persia" do passado - Divulgação
Com arte estilizada, os belos cenários de "Assassin's Creed Chronicles: India" lembram os clássicos "Prince of Persia" do passado Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

15/01/2016 10h10

"Assassin's Creed Chronicles: India" traz para os games um cenário que até então só tinha sido explorado nas páginas da graphic novel "Brahman". O jogo é em uma aventura "2D e meio" - embora feito em 3D, a ação acontece em um plano bidimensional com progressão lateral.

"India" é o segundo jogo da série "Chronicles" e repete boa parte das mecânicas vistas em "ACC: China", mas com algumas adições bacanas à fórmula de exploração e ação furtiva.

Nota Assassin's Creed Chronicles India - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Imagem: Montagem/UOL
 "India" acontece em 1841 e você controla Arbaaz Mir, assassino que acaba envolvido no conflito entre o Império Sikh e a Companhia das Índias Orientais (devidamente controlada pelos Templários, eternos rivais da Ordem dos Assassinos). Durante a aventura, Mir vai precisar salvar a namorada, recuperar uma gema preciosa e atrapalhar os planos dos Templários.

Silencioso e mortal

Ao contrário dos "Assassin's Creed" tradicionais, a série "Chronicles" investe muito na furtividade, com várias técnicas e equipamentos feitos para que Mir passe despercebido pelos adversários. O sistema de furtividade é bem simples, com cones representando o alcance visual dos inimigos e mapas cheios de pontos por onde escalar ou se pendurar para desviar deles.

Atravessar as telas sem ser notado é um desafio divertido e que rende recompensas melhor do que entrar em combate com os inimigos. O jogo traz mecânicas de combate similares aos "Assassin's Creed" tradicionais, mas o combate deve ser a última opção do jogador. "Chronicles: India" oferece situações mais complexas do que o jogo anterior, "China", mas ainda não se compara com "Mark of the Ninja" - o game da Klei Entertainment ainda é o maior expoente do gênero.

Se você não consegue evitar ser visto, é possível partir para os assassinatos silenciosos ou entrar em combate. A segunda opção é sempre uma ideia ruim, pois os controles de combate do game repetem os problemas de "Chronicles: China", desajeitados e não muito precisos - ao entrar em combate, você provavelmente será superado numericamente e terminará morto (ou 'dessincronizado', como de costume em "Assassin's Creed").

AC Chronicles India - Divulgação - Divulgação
O sistema de combate emula os "Assassin's Creed" tradicionais, mas os controles não são muito precisos
Imagem: Divulgação

Estágios variados

As missões são bem variadas: há trechos em que Mir só pode usar da furtividade, outros em que você precisa passar por áreas o mais rápido possível e ainda uma sequência de fuga em um castelo que está desmoronando. Há até uma missão bem curtinha envolve eliminar inimigos à distância (como em "Hitman Sniper Challenge").

Com menus e legendas em português, "Assassin's Creed Chronicles: India" está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

ASSISTA AO TRAILER DE "ASSASSIN'S CREED CHRONICLES: INDIA"

Start