Topo

Família e amigos se despedem de Dolores O'Riordan em missa na Irlanda

Dolores O"Riordan é enterrada após velório privado para familiares e amigos próximos - REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Dolores O'Riordan é enterrada após velório privado para familiares e amigos próximos Imagem: REUTERS/Clodagh Kilcoyne

Dublin (Irlanda)

23/01/2018 12h43

Cerca de 200 pessoas participaram nesta terça-feira (23) da missa realizada na Igreja Saint Ailbe, em Ballybricken, no condado de Limerick (Irlanda),durante o funeral da cantora irlandesa e líder do grupo The Cranberries, Dolores O'Riordan, que morreu no dia 15 de janeiro aos 46 anos.

Segundo pronunciou o sacerdote Liam McNamara durante o funeral da artista, Dolores já está no céu realizando o show "mais importante de todos", o da vida "em si".

O serviço religioso foi oficiado por McNamara, amigo pessoal da família O'Riordan, pelo pároco de Ballybricken, James Walton, e pelo arcebispo Kieran O'Reilly, da arquediocese de Cashel e Emly.

O caixão com o corpo de Dolores chegou à igreja por volta das 11h30 GMT (9h30, em Brasília) ao som de Ave Maria de Franz Schubert, em uma gravação da líder do The Cranberries e do tenor italiano Luciano Pavarotti.

A música da artista e de sua banda tocou durante partes da cerimônia, na qual estiveram presentes a mãe da cantora, Eileen, os seis irmãos e os três filhos: Taylor, Molly e Dakota, fruto da sua relação com Don Burton, de quem se separou em 2014 após 20 anos de casamento.

A cantora Dolores O'Riordan, do The Cranberries - Reprodução - Reprodução
A cantora Dolores O'Riordan, do The Cranberries
Imagem: Reprodução

Frente ao caixão foram colocados um violão e um disco de platina e outros objetos relacionados com sua vida pessoal, como um livro de poemas e um quadro de Nossa Senhora das Dores que pertenceu a seus antepassados.

Durante a homilia, McNamara lembrou que Dolores não só colocou no mapa sua "preciosa comunidade" de Ballybricken, mas a cidade de Limerick e todo o condado, após se tornar um ícone da música mundial no começo dos anos 90.

"Não há palavras para descrever adequadamente Dolores ou para estabelecer com precisão a influência positiva que teve durante anos", prosseguiu o sacerdote, que falou de seu primeiro encontro com a cantora, quando tinha 18 anos e cantava e tocava órgão com o coro de Saint Ailbe.

"Possuía uma voz muito especial, um talento que valia ouro. E como a menina inteligente que era, sabia muito bem que devia desenvolver e usar esse talento. Também sabia usar o talento dado por Deus generosamente para o benefício de outros".

"Se derramam lágrimas no céu, serão lágrimas de alegria. Sim, lágrimas de alegria, após uma excelente atuação de Dolores no concerto mais importante e vital de todos, o concerto da vida em si", celebrou McNamara.

O caixão deixou a igreja entre aplausos, e acompanhado pela canção "When you are gone", incluída no álbum "To the Faithful Departed" (1996).

O cortejo fúnebre se deslocou ao cemitério de Ballybricken, onde a cantora foi enterrada junto ao seu pai Terry, em um ato privado para família e amigos próximos.