Topo

Com a série prestes a reestrear, livro com bastidores de Twin Peaks chega ao Brasil

Rodrigo Casarin

29/03/2017 14h15

As duas primeiras temporadas de "Twin Peaks", exibidas nos Estados Unidos em 1990 e 1991, contaram, no total, com 30 episódios que foram responsáveis por revolucionar o modo de se fazer séries, influenciando boa parte das produções executadas a partir de então. Criado por Mark Frost e David Lynch, o programa apostava no drama, no suspense e em jogos psicológicos para prender o espectador à narrativa. 26 anos depois, a terceira temporada de "Twin Peaks" enfim chegará ao público: a partir de maio, novas tramas serão contadas em 18 episódios.

Aproveitando a reestreia da série, a Darkside lançou no Brasil há pouco o livro "Twin Peaks – Arquivos e Memórias". A obra, assinada por Brad Dukes, fã do programa, traz fotos inéditas e entrevistas com os criadores, atores e membros da equipe que transformaram "Twin Peaks" em um sucesso, revelando os bastidores da produção.

"Eu queria incluir o que ficou conhecido como 'easter egg' na indústria de jogos eletrônicos alguns anos depois, onde as pessoas seriam recompensadas por analisar minuciosamente o que estava vendo. Você pode notar isso nos nomes dos personagens ou nos relacionamentos entre eles e partes do elenco. Sinceramente, eu não sabia se alguém iria notar, mas com certeza foi divertido de fazer", diz, por exemplo, Mark Frost, que cita como easter egg o pássaro Waldo, uma referência a um dos personagens principais do filme "Laura", de Otto Preminger.

Já para o final do livro, o criador também comenta como encarou a série com o passar dos anos: "Eu não fiz questão de assistir muito ao programa ao longo dos anos, mas já vi o suficiente para ver que ele ainda se mantém. Há sempre algo interessante acontecendo e o visual do programa era de primeira qualidade. Eu sempre disse que nós abrimos as portas sobre o que as pessoas pensavam que era possível fazer em uma série semanal, mas foi realmente necessário o florescimento da televisão paga e, por fim, das estações básicas a cabo para que isso desabrochasse completamente".

Publicado originalmente em 2014, o trabalho de Dukes, vale ressaltar, é pensado exatamente para outros fãs da série. Meros curiosos não deverão se interessar tanto assim pelo título.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.