Topo

Por que Euron arrancou as línguas dos inimigos no último episódio de "GoT"?

Reprodução/HBO
Imagem: Reprodução/HBO

Do UOL, em São Paulo

27/07/2017 16h01

Entenda a referência.

A sequencia final do segundo episódio da sétima temporada de "Game of Thrones" foi cheia de cenas fortes e situações que os fãs precisam absorver. Entre batalhas navais, prisioneiros de guerra e fugas covardes, um detalhe pode ter passado despercebido para muita gente, mas não para os olhos atentos dos fãs dos livros de George R. R. Martin.

Após matar vários marinheiros e soldados inimigos, Euron é visto cortando a língua de um deles. Além de reforçar a personalidade cruel do tio de Theon e Yara, a cena é uma referência sutil ao passado do personagem e ao nome de seu navio, "Silence" ("silêncio", em português).

Euron arrancando a língua do inimigo - Reprodução/HBO - Reprodução/HBO
A crueldade de Euron Greyjoy é uma referência sutil ao passado do personagem
Imagem: Reprodução/HBO

Nos livros "Crônicas de Gelo e Fogo", é dito que após ser banido das Ilhas de Ferro, Euron Greyjoy navegou até os pontos mais distantes do mundo, saqueando tudo o que encontrou pela frente. Em um dado momento, o navio é pego numa tempestade no Mar de Jade e Euron enlouquece. A tripulação precisou amarrar seu capitão no mastro do navio para impedir que ele salte para o mar.

Depois da tempestade, os marujos soltam Euron, que corta a língua de todos eles! Quando volta para as Ilhas de Ferro, seu irmão Balon pergunta sobre o motivo para fazer isso e Euron responde: "Eu precisava de silêncio".

Desde então, o mais sinistro dos Greyjoy corta a língua dos inimigos capturados e, às vezes, os inclui na tripulação. Assim, quando seu navio vai atacar outras embarcações, tudo o que as vítimas escutam é... Silêncio.