Topo

"Meus piores monstros estão dentro de mim mesmo", reflete Luan Santana

Luan Santana canta em show comemorativo dos 10 anos de carreira no Citibank Hall, em São Paulo - Reprodução
Luan Santana canta em show comemorativo dos 10 anos de carreira no Citibank Hall, em São Paulo Imagem: Reprodução

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

20/08/2017 08h25

Luan Santana comemorou os 10 anos de carreira com um show especial transmitido ao vivo pelo canal Multishow e pelas redes sociais do artista na noite deste sábado (19) no Citibank Hall, em São Paulo. O relógio marcava 22:30 em ponto quando ele entrou no palco cantando "Eu, Você, o Mar e Ela", mas a espera durou três horas, já que Luan Santana estava no espaço desde as 19:30 ansioso para o grande momento. 

"O que ficou do menino de antes para agora é só a essência porque cresci fisicamente, mentalmente, musicalmente", avalia Luan. "Existe uma segurança que a gente atinge depois de um certo tempo que é algo que faz muita diferença. Passei por cada momento desse com os dois pés no chão sabendo o que estava vivendo".

Luan Santana - Reprodução/Instagram/@luansantana - Reprodução/Instagram/@luansantana
Luan Santana se prepara no camarim para o show em que comemora seus 10 anos de carreira
Imagem: Reprodução/Instagram/@luansantana

Com uma agenda de televisão para cumprir antes de subir no palco, Luan voltou para o camarim após a primeira entrada e aproveitou o tempo livre para jantar. No cardápio: comida da mamãe. "Ele também gosta bastante de culinária japonesa, então sempre tem algumas coisas quando a gente chega para o show", conta Roberval Lélis, assessor pessoal e amigo de Luan.

Luan Santana virou um dos cantores mais famosos do Brasil após estourar com a música "Meteoro", em 2009, mas o jeito atencioso e carinhoso de menino do interior é bastante visível com os fãs e toda sua equipe de trabalho.

"Foram os melhores 10 anos que alguém poderia viver. Passa tudo pela cabeça, os prêmios, as dificuldades, mas principalmente o início, quando parecia que as coisas estavam entrando no eixo e sempre acontecia algo que me derrubava e tinha que começar do zero. A primeira vez que subi no palco em Bela Vista, no interior do Mato Grosso do Sul [em 11 de agosto de 2007], abri a cortina e coloquei só o olho para ver as pessoas entrando. Tinha pouca gente, mas era uma energia incrível e a partir dali decidi que isso era o que queria para a vida".

Após uma segunda entrada ao vivo para a TV, Luan arrumou o cabelo sozinho, fez a maquiagem e aqueceu a voz por meia hora com inalação. Relembrando o início da carreira, ele diz que nunca sofreu por causa da fama, mas ainda sofre por causa da própria cobrança.

"A pressão que eu coloco em cima de mim mesmo é um fardo bem difícil de segurar. Além de pensar no amanhã, o que vou fazer na próxima música, por exemplo, penso muito a longo prazo e isso acaba comigo um pouco. Com tudo que aconteceu nesses 10 anos, os meus piores monstros estão dentro de mim mesmo".

Dono da própria carreira

Show de 10 anos - Reprodução - Reprodução
Show de 10 anos de carreira de Luan Santana teve transmissão ao vivo
Imagem: Reprodução

E se antes a única preocupação era escolher seu figurino e qual penteado usaria no cabelo, hoje Luan e seu pai, Amarildo Santana, são os responsáveis por administrar toda a marca em que seu nome se transformou.

"Antes deixava as coisas na mão das pessoas, dos empresários na época, mas de alguns anos para cá eu e meu pai estamos tomando as rédeas da situação, é uma responsabilidade grande porque tem muita coisa para resolver, mas foi a melhor coisa que eu fiz".

Com o cronômetro mostrando que o tempo para subir no palco está se esgotando, Luan escolhe um dos sete looks disponíveis para vestir, toma água e um pouco de isotônico. "Ele evita refrigerante e bebida alcoólica antes de entrar no palco", avisa Roberval.

Antes deixava as coisas na mão das pessoas, dos empresários na época, mas de alguns anos para cá eu e meu pai estamos tomando as rédeas da situação
Luan Santana

Rodando o Brasil com a turnê 1977, Luan divide a atenção no palco com toda a banda e até uma parte do público --que assiste o show em uma arquibancada que faz parte do cenário--, mas seu jeito inquieto e animado faz com o que os fãs não tirem o olho dele. Sobrevoando a plateia em cima de uma plataforma ou levando uma fã para jantar durante uma música, Luan aprendeu como atrair todas as atenções para ele.

No repertório, músicas novas, antigas e até clássicos como um meddley de "We Will Rock You" e "We Are The Champions" do Queen. Em média, Luan lança três singles de sucesso por ano, mas para ele é fácil eleger uma preferida de todos os hits.

"Acho que a primeira a gente nunca esquece, né? Foi a partir de 'Meteoro' que deixei de ser um cara comum e virei o Luan Santana".