Topo

Banda de mulheres da casta dalit demole estereótipos na Índia

Banda formada por mulheres da casta dalit - Reprodução
Banda formada por mulheres da casta dalit Imagem: Reprodução

Rina Chandran

Mumbai (Índia)

19/01/2018 20h03

 Uma banda formada só por mulheres está demolindo estereótipos de gênero e casta numa vila no Estado de Bihar, no leste da Índia, um dos mais pobres e menos desenvolvidos do país.

A Banda Sargam Mahila na vila de Dhibra, perto da capital do Estado, Patna, foi formada há cerca de dois anos por Sudha Varghese, que coordena uma organização em prol das mulheres. Depois de seis meses de ensaio, elas estavam prontas.

Inicialmente, a banda de dez integrantes foi ridicularizada por familiares e vizinhos, mas elas não desanimaram, disse Sabita Devi, uma das integrantes.

"As pessoas costumavam rir de nós, mas por que as mulheres devem ficar sentadas em casa?", indagou ela. "Hoje em dia as mulheres estão pilotando aviões. Por que não podemos estar numa banda?"

Não demorou muito para que o grupo de percussão chamasse a atenção da comunidade, segundo Sudha  Varghese, que comanda a organização Nari  Gunjan.

"Essas mulheres são mahadalit, as mais marginalizadas entre os dalit. Para elas serem chamadas para casamentos e eventos e tocarem em público é algo muito significativo", afirmou ela para a Thomson Reuters Foundation.

As mulheres costumavam trabalhar nos campos, e ganhar a vida tocando música lhes proporcionou "independência e dignidade", declarou Sudha Varghese, uma freira católica que trabalha com mulheres da casta dalit há décadas.