Topo

Para poupar a voz, Arlindo Cruz é submetido a uma traqueostomia

O cantor Arlindo Cruz foi submetido a uma traqueostomia nesta terça-feira - Wesley Cavalcante/Reprodução
O cantor Arlindo Cruz foi submetido a uma traqueostomia nesta terça-feira
Imagem: Wesley Cavalcante/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/03/2017 13h48

O cantor Arlindo Cruz, internado em estado grave na UTI desde sexta-feira (17) após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), foi submetido a uma traqueostomia na noite desta terça-feira (21) com o objetivo de poupar as suas cordas vocais. 

Arlindo vem sendo mantido em coma induzido desde sexta-feira e sua sedação está sendo reduzida gradualmente. O cantor já está respirando de modo espontâneo, além de abrir os olhos aos estímulos verbais. A informação foi divulgada nesta quarta-feira em um boletim médico da Casa de Saúde São José, no Humaitá, no Rio de Janeiro, onde o artista está internado. 

Os médicos informaram ainda que o quadro de saúde é grave e não há previsão de alta.
 
O filho do cantor, Arlindo Neto, está confiante. Nesta quarta-feira, no programa "Vídeo Show", da Globo, ele comentou como o pai foi resgatado. "Ele [o meu pai] foi tomar banho para tocarmos em São Paulo e passou mal, caiu no chuveiro. Chamamos a ambulância e ele foi levado para a UPA, aqui no Rio de Janeiro. [Depois], foi transferido para a clínica São José. E agora está se recuperando, a cada dia, a cada hora, é uma notícia boa, ele está bem dentro do possível, mas o quadro ainda continua grave. É muita oração. Os fãs mandando energia positiva", disse. 
 
"Ultimamente, ele estava se cuidando mais, porque tem o problema do peso, mas estava se cuidando. Aconteceu essa fatalidade, o susto foi grande, ainda estou sob os efeitos do susto. A família está no chão, parece que o chão estremeceu. Estão tirando a sedação, e ele está começando a responder. [Pedimos] para ele mexer a boca, ele mexe os braços, enfim, ele vai sair dessa", finalizou o filho.
 
Os amigos do cantor também estão na torcida pela sua recuperação e criaram a campanha "Força, Arlindo Cruz" para mandarem pensamentos positivos para ele.
 
O cantor passou mal em sua casa na última sexta-feira e foi resgato pela ambulância dos bombeiros. No hospital, o cantor foi diagnosticado com um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico. No mesmo dia, Arlindo foi submetido a uma cirurgia onde foi instalado um catéter cerebral para monitorar sua pressão intracraniana. 
 
Arlindo Cruz se preparava para viajar para São Paulo, onde faria show, quando sofreu o AVC. Ele foi encontrado inconsciente pela mulher, Babi Cruz.