Topo

O maior mistério de "Star Wars": Han Solo atirou primeiro?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

27/07/2017 04h00

Afinal de contas, o que fez George Lucas mudar a clássica cena na cantina intergalática?

A cena é classica: uma música agitada ao fundo toca enquanto o contrabandista Han Solo está na cantina de Tatooine. Greedo, um capanga alienígena de Jabba, confronta o humano e logo a discussão acaba em morte - do alien, é claro.

O momento protagonizado por Harrison Ford em "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança" ficou tão famoso que tornou-se meme antes mesmo dessa expressão existir. A cena é rápida e, para quem não conhece bem a franquia, fica a pergunta: quem atirou primeiro, Han Solo ou Greedo?

Bem, aqui vai a resposta: originalmente, apenas Han Solo atira e Greedo morre sem nem ao menos revidar o tiro. Então por que toda essa perturbação na força a respeito do assunto?

Mexendo em time que está ganhando

Tudo pode ser explicado graças às diversas mudanças feitas por George Lucas nas versões lançadas posteriormente ao filme, que incomodaram profundamente os fãs puristas.

"Star Wars", título original do filme, deveria ser uma história única e não uma franquia dividida em seis títulos. O grande sucesso do sci-fi fez com que o cineasta continuasse a história de Luke Skywalker, Darth Vader, Princesa Leia e companhia.

Dessa forma, as edições especiais do longa lançado em 1977 possuíam diversas alterações em cenas, diálogos, sequências e trilhas sonoras para chegar a um resultado que conversasse mais com a narrativa que George Lucas planejou para a série.

Uma destas alterações foi justamente o instante no qual Han atira em Greedo - em uma edição especial de 1997, Lucas editou a cena e inseriu outro tiro para fazer com que o capanga de Jabba atirasse antes, e Solo apenas revidasse.

Em uma entrevista ao Washington Post, George explicou que mudou este excerto justamente por conta da construção de personagem, pelo fato de que Han Solo ia se casar com Leia e não poderia sair com um perfil negativo.

"Eu estava pensando ‘Ele deveria ser um assassino cruel?'. Eu estava pensando na Mitologia em si - Han Solo seria um caubói ou John Wayne? E então eu decidi ‘Sim, ele deveria ser o John Wayne’, e quando você é John Wayne, você não atira primeiro, você deixa eles atirarem antes", disse Lucas.

Resumindo: Han Solo atirou primeiro? Sim, mas a história foi alterada para deixar o contrabandista bem na fita. Cá entre nós, todo mundo sabe que ele não prestava e, mesmo assim, o personagem cativou muitos fãs por todo o globo! Vida longa a Han Solo e não tão longa assim a Greedo.