Pela primeira vez, números sugerem efeito da Simba em perdas da TV paga
Perdendo assinantes desde o final de 2014, o setor de TV por assinatura registrou agora em maio o cancelamento de 136,7 mil assinaturas. É uma queda inferior à de abril, que foi de 171 mil clientes, mas é a primeira vez que os números sugerem a possibilidade de haver influência da saída de Record, SBT e RedeTV! dos pacotes das operadoras.
Os três canais, unidos na empresa Simba Content, não são vistos por clientes das operadoras em São Paulo e Brasília desde 29 de março.
Nos números divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) referentes ao mercado em abril, a perda de assinantes em São Paulo foi, percentualmente, semelhante à ocorrida em outros mercados. Logo, não foi possível estabelecer uma relação entre a queda e a saída dos canais.
Já nos dados referentes a maio, o percentual de perda de assinantes em São Paulo, em torno de 2,5%, foi muito superior ao registrado em outros centros, que registraram queda média de 0,7%. Como mostra o site Teletime, só a cidade de São Paulo respondeu pela perda de 59,3 mil assinantes em maio, quase a metade do total do mês. Por outro lado, em Brasília, a queda foi de 0,5% – abaixo da média nacional.
Conseguir medir o efeito da Simba sobre a perda de assinantes das operadoras é uma questão-chave nesta guerra. Em busca de remuneração por seus sinais, Record, SBT e RedeTV! tentam provar que são essenciais para os pacotes das operadoras. Já estas, que não querem pagar, têm atribuído as perdas à prolongada crise econômica.
Segundo os dados mais recentes, o setor hoje contabiliza 18,6 milhões de assinantes. No seu pico, chegou a 19,7 milhões.
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